O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições 2022. Por meio da ferramenta, o eleitor pode treinar como vai votar no dia do pleito como se estivesse diante de uma urna.
O simulador existe desde as Eleições 2014. Ele ajuda a reduzir o tempo para votar e a diminuir as longas filas nas seções eleitorais. Dessa forma, o treino na urna virtual permite maior compreensão, por exemplo, da ordem de escolha dos candidatos durante a votação.
Primeiramente, o eleitor deve preencher o cargo de deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o deputado estadual, ou distrital (apenas para eleitores do Distrito Federal), para senador (com três dígitos) e para governador (dois dígitos). Por fim, para presidente da República (com dois dígitos).
Candidatos e partidos fictícios do pleito
No simulador os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. As 5 opções de partidos são:
- Esportes
- Ritmos Musicais
- Profissões
- Festas Populares
- Folclore.
Assim como na votação que acontece em outubro, esse ano o simulador traz novidades em termos de acessibilidade.
Nesse sentido, a ferramenta traz a inclusão da intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto e de confirmação adicional para o voto de legenda. Além disso, o simulador passou por uma atualização dos áudios para pessoas com deficiência visual.
Como praticar para as eleições
O simulador é intuitivo e basta entrar na página e seguir as orientações que surgem na tela para começar a votar. Primeiro é preciso escolher se você quer votar no primeiro turno ou no segundo turno.
Ao escolher, por exemplo, o Partido do Folclore, surgem as opções de candidatos. Em seguida, basta digitar o número da candidata ou candidato escolhido. Caso tenha errado a digitação, é possível apertar a tecla “corrige” para reiniciar.
Se estiver tudo certo, basta apertar o botão “confirma”. Após concluir a votação de todos os cargos, aparece a palavra FIM.
No fim e durante a votação, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação para treinar mais vezes. Caso o usuário realize alguma ação errada durante a votação, o simulador bloqueará a tela até que ele clique na mensagem apresentada.
Objetivo do simulador
A proposta do TSE é fornecer ao eleitor uma experiência de estar diante da urna eletrônica como no dia da eleição.
O simulador está programado para respeitar o ritmo do eleitor, permitindo a repetição do voto várias vezes. Portanto, o eleitor poderá explorar diversas possibilidades de voto em um candidato, de voto branco, de voto nulo, de voto de legenda.
Fonte: Da Redação