O Mormaço Cultural – 1º festival de Artes integradas levou neste sábado (27) muita cultura e diversão aos boa-vistenses. O primeiro dia de evento contou com shows nacionais e locais, teatro, culinária e muito mais.
Além disso, quem esteve no Parque do Rio Branco desfrutou de tudo isso e com segurança e organização. É o caso da empresária Ellen Dias que está vendendo damurida em uma das barracas no local.
“Nossa, esse evento tá maravilhoso. Fora a organização. Pois quando nós chegamos aqui tava tudo pronto pra gente. O suporte que foi dado pra gente é a oportunidade de outras pessoas conhecer a nossa comida, não só de consumo aqui no festival, mas pra elas irem depois visitar o nosso estabelecimento”, destacou.
O prefeito Arthur Henrique explicou que o Mormaço Cultural foi criado pensando em toda a família e nos mais diferentes públicos.
“O Mormaço vem com uma característica aí de atrair e ser preparado pra diversos públicos diferentes: pra crianças, jovens, adultos de todas as idades. Um evento multicultural realmentevpara ter de tudo. Vai ter muita música, vai ter gastronomia, vai ter teatro, dança, estilos musicais bem diferentes com bandas nacionais e bandas locais e tudo isso acontecendo ao mesmo tempo no maior cartão postal de Roraima que é o Parque do Rio Branco”, ressaltou.
Teatro no Mormaço Cultural
O evento também levou a magia do teatro e do cinema ao Parque do Rio Branco, com diversos espetáculos destinados a todos os públicos, mas principalmente às famílias.
Nesse sentido, a abertura das apresentações contou com a Companhia de Teatro Metamorfose de Manaus, com a peça “Branca de Neve: a mais bela de todos”. “Levamos muita alegria, interação com o público e um espetáculo ao vivo de forma cantada. É um grande prazer levar a arte para eventos que acreditam na cultura como Boa Vista”, disse a atriz Yasmim Lobo, que interpretou a protagonista da peça.
A história mostra a importância do amor e da amizade. Pierre escolheu justamente a peça para levar os dois filhos e o sobrinho a assistirem. “É maravilhoso trazer minha família para conhecer o teatro. Minha filha que assistiu os filmes da Branca de Neve agora está aqui conhecendo de pertinho. Tudo isso mostra o quanto a Prefeitura de Boa Vista se importa com a cultura”, disse o Guarda Civil.
Do mesmo modo, Pedro Lucas, 6 snos, se encantou com as peças de teatro. “Foi incrível ver os personagens, tinha princesa, príncipe e até bruxa má. Eu apenas conhecia em desenhos. Meu pai me trouxe pra conhecer eles bem de pertinho”, disse o estudante.
Filmes exibidos
Os filmes exibidos destacaram o trabalho desenvolvido por cineastas roraimenses. Em cartaz estavam: “A Inacreditável história do milho gigante” (escrito e dirigido por Aldenor Pimentel); “Aventuras do Super Roraiminha” (de Hercules de Souza); “Rabiola” (Thiago Bríglia); “Palasito” (Alex Pizano); “Mike” (Cláudio Lavor), “Nome sujo” (Artur Roraimana), entre outros.
Dessa forma, encerrando a noite, o comediante Paulinho Serra tirou muitas gargalhadas da plateia. E no meio dela tinha um superfã do artista. “Sou muito fã do Paulinho desde 2010, quando tinha um quadro na MTV. Estou surpreso e feliz pela escolha desse comediante maravilhoso. Nossa cidade precisava de um evento que reunisse tantas coisas boas”, disse Leonardo Mendes, designer gráfico.
Mais do evento
Portanto, o Mormaço Cultural continua neste domingo, 28, a partir das 16h. Confira a baixo a programação de filmes que serão exibidos:
- A Inacreditável História do Milho Gigante (Dir.: Aldenor Pimentel)
- As aventuras do Super Roraiminha (Dir.: Hercules de Souza)
- Luto, logo existo (Dir.: Luiz Cláudio Duarte)
- Rabiola (Dir.: Thiago Bríglia)
- O índio e o Karaiwa (Dir.: Éder Costa e J. Pavani)
- Vassôra (Dir.: Elisa Coimbra)
- Ao lado da estrada (Dir.: Ricardo Chetuan)