A Federação das Indústrias de Roraima (Fier) recebeu nesta quinta-feira (1º) os candidatos ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB) e Antonio Denarium (PP). Dessa forma, eles apresentaram suas propostas voltadas ao setor industrial e debateram sobre políticas públicas. O evento ocorreu no auditório da Federação.
Teresa Surita
Teresa Surita, em seu plano de governo para setor, destacou temas importantes como a situação do Distrito Industrial. De acordo com a candidata, o investimento na área é fundamental e faz parte dos primeiros anos de sua gestão, caso seja eleita.
“No distrito industrial, pretendo realizar uma estruturação de qualidade. Muitos governos prometeram e não cumpriram. Nesse sentido, vou fazer uma restruturação, com asfaltamento, organização, calçadas, drenagens, iluminação de LED e postos do Corpos de Bombeiros. Além disso, pretendo expandir o distrito, acolhendo empresários de pequeno e médio”, disse.
Ainda sobre a infraestrutura, a candidata disse que em sua gestão vai assumir a responsabilidade das vicinais e pontes no interior.
“Os municípios não têm condições de fazer a manutenção das estradas vicinais. Os municípios mal têm recurso para manter a própria folha e o atendimento mínimo nos seus devidos locais. E é papel do Estado assumir a questão das vicinais em função de que o escoamento passa por elas. E o recurso da produção está nelas”.
Outro ponto destacado pela ex-prefeita é que ela pretende criar a rota da produção com o asfaltamento de estradas de regiões produtivas.
Sobre educação, Teresa disse que pretende investir nos jovens, especialmente na área do empreendedorismo. A ex-prefeita ressaltou ainda que quer levar o modelo de educação de Boa Vista para o Estado.
Por outro lado, afirmou que pretende fortalecer o ensino de idiomas nas escolas estaduais, visto que Roraima faz fronteira com países de língua inglesa e espanhola.
Antonio Denarium
Por outro lado, Antonio Denarium (PP) mencionou as propostas que seu plano governo tem para o setor industrial, ressaltando a atividade extrativista.
“A mineração no estado de Roraima é de fundamental importância, valorizo o setor de mineração do estado, pois resulta em desenvolvimento. Porém de forma responsável e com sustentabilidade”, finalizou o candidato a reeleição.
O candidato discorreu também sobre o asfaltamento da estrada que dá acesso a Georgetown, capital da Guiana, que está sendo feito pelo Governo daquele país.
Ele disse também que tem que fazer três viadutos na capital para facilitar o transporte de cargas pesadas, contudo, não explicou como pretende executar as obras.
Na área da saúde, Denarium ressaltou o período de pandemia, citou dificuldades para gerir a área e afirmou que a greve dos servidores em 2019 se tratava de uma greve política, realizada para desconstruir o seu trabalho.
Por fim, sobre planos e projetos para a saúde nos próximos anos, o candidato não citou nenhum.
O evento
A Fierr apresentou aos candidatos as propostas da Federação sobre políticas públicas voltadas a indústria.
As temáticas abordadas foram:
- Infraestrutura;
- Construção civil;
- Meio ambiente;
- Desenvolvimento industrial;
- Políticas estruturantes;
- Desenvolvimento social.
De acordo com a Presidente da Fier, Izabel Itikawa, é importante convidar os candidatos ao Governo para debater e propor soluções ao setor.
“O evento tem a importância de colocar os candidatos em destaque para apresentarem suas propostas aos empresários da indústria. Do mesmo modo, para eles ouvirem os anseios que o setor industrial tem e assim, se colocarem a disposição de ajudar e atender as expectativas do setor”, finalizou Izabel Itikawa.
Desta maneira, os dois primeiros candidatos a apresentar suas propostas foram Teresa Surita e Antônio Denarium. Além disso, a ordem de apresentação foi sorteada com a presença das assessorias.
Programação dos Candidatos
Por fim, outros candidatos que concorrem a eleição de 2022, apresentam suas propostas no auditório da Fier, na tarde desta quinta-feira.
O Sesi-RR transmite o encontro ao vivo no canal do Youtube.
Fonte: Da Redação