Pesquisa eleitoral: TRE-RR determina que Denarium retire propaganda irregular da TV

Pesquisa foi realizada pelo IPEC/IBOPE com apenas 800 pessoas em Roraima; coligação não deu publicidade a requisitos obrigatórios para divulgação como nível de confiança e margem de erro

Pesquisa eleitoral: TRE-RR determina que Denarium retire propaganda irregular da TV
Governador Antonio Denarium – Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral determinou nesta sexta-feira (2), a retirada de uma divulgação irregular de pesquisa em horário eleitoral de Antonio Denarium (PP) na TV. A pena por descumprimento é multa de R$ 5 mil.

Conforme a ação, a propaganda da coligação não divulgou itens obrigatórios na pesquisa do IPEC/IBOPE. Entre eles o nível de confiança e a margem de erro.

Na propaganda irregular, a coligação também usa a pesquisa para tentar influenciar os eleitores quando diz que “Teresa derreteu de 70% para 38%”.

A juíza Joana Sarmento de Matos entendeu que a continuidade da divulgação pode afetar no equilíbrio entre candidatos.

“… a permanência da propaganda irregular veiculada afeta o equilíbrio da disputa entre os candidatos, os quais devem atender a norma da propaganda eleitoral”, escreveu.

Decisão anterior

Em decisão anterior, também nesta sexta-feira, o juiz Marcelo Lima de Oliveira também proibiu Hiran Gonçalves (PP), candidato ao Senado, de veicular a mesma propaganda.

O juiz destacou que “a divulgação deste tipo de levantamento em desacordo com os requisitos impostos pela legislação eleitoral pode causar desconfiança quanto ao descumprimento de regra imposta a todos os participantes do processo eleitoral”.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x