Mais de 2 mil atletas mirins participam da 1ª edição dos Jogos Escolares Municipais

Competições seguem até sexta-feira (16) e envolvem alunos de 38 escolas de Boa Vista; objetivo é promover inclusão, trabalho em equipe e respeito ao próximo

Mais de 2 mil atletas mirins participam da 1ª edição dos Jogos Escolares Municipais
Alunos durante abertura dos jogos esportivos municipais/Foto: Divulgação PMBV

Mais de 2 mil atletas mirins estão participando da 1ª edição dos Jogos Escolares Municipais. É a primeira vez que os alunos de Boa Vista têm seu próprio evento esportivo.

A abertura da primeira edição aconteceu nesta segunda-feira (12) com direito a apresentação das 38 delegações. Teve anda o acendimento da Pira Olímpica, os juramentos e som com o Instituto Boa Vista de Música.

Sobre as competições

Assim, os jogos vão ocorrer na Vila Olímpica Roberto Marinho. As competições seguem até sexta-feira (16), das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Os jogos envolvem 2.110 alunos de 38 escolas da capital.

Por outro lado, vão ser cinco dias de programação esportivas, recreativas e paralímpicas com alunos do ensino fundamental do 3º ao 5º ano, com a faixa etária de 8 a 11 anos.

Do mesmo modo, entre as modalidades estão: mini futsal, mini handebol, mini basquetebol, mini voleibol, mini atletismo e a bocha adaptada. Além disso, também haverão atividades recreativas como cabo de Guerra, bem como queimada.

O prefeito Arthur Henrique (MDB) falou sobre a importância dos jogos para os alunos que também traz inclusão. Da mesma forma, ele também lembrou a realização dos Jogos Escolares Indígenas.

[…] Já fizemos os jogos das escolas indígenas e do campo. O evento valoriza e inclui as crianças com deficiência. Temos uma atividade dedicada para elas. Incentivando o esporte, a gente desenvolve a criança de forma integral, trabalha o intelectual e o cognitivo dentro da escola. E nas quadras e na pista trabalhamos o cognitivo, a parte física e motora.”

Inclusão

As competições vão contar, do mesmo modo, com a atividade paralímpica bocha adaptada, que contará com 43 alunos.

As disputas estão marcadas para quarta e quinta-feira. Os jogos serão nos dias 14 e 15 pela manhã (feminino), e à tarde (masculino). Dessa forma, o evento trabalha nas crianças diversas habilidades sociais.

Por fim, a proposta é criar oportunidades para compartilhar, superar o medo, autoconhecimento, trabalho em equipe, autonomia, decisão, aprende a ganhar e perder, resiliência e respeito ao próximo.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x