A eleitora Nilza Peixoto de 78 anos, foi uma das idosas que fez questão de exercer o seu direito de cidadania neste domingo (2) mesmo sem obrigatoriedade em razão da idade. É que conforme a lei o voto é facultativo para pessoas maiores de 70 anos.
De acordo com a aposentada que vota na Escola Estadual Camilo dias, localizada no bairro, Liberdade em Boa Vista, votar é uma oportunidade de ajudar quem também ajuda o país.
“Eu gosto de votar, gosto de ajudar. Assim como os que ganham vão ajudar a gente, o nosso país o nosso povo. Votem, é nossa obrigação. Eu pelo menos gosto muito e nunca deixei de votar.”
A neta da Nilza, Juliana Koczinski foi quem levou a avó até o local da votação e falou que o exercício da democracia é importante apesar do enfrentamento da fila.
“Vou levar ela em casa e volto porque as filas estão ficando muito grandes o que é muito bom. As pessoas estão começando a ter consciência que a gente como cidadão a gente tem dever”, explicou.
Do mesmo modo Maria das Graças de 73 anos, fez questão de votar cedo. A sua seção fica localizada no Colégio Militarizado Maria Nilce Brandão.
“As expectativas para mim são boas. Espero que os candidatos tenha uma boa respostas sobre as eleições. Votando cedo a gente fica aliviada e não fica naquele tumulto danado. Não gosto disso, gosto de votar cedinho”, disse.
Fonte: Da Redação