Operação Acolhida já interiorizou 84,4 mil migrantes venezuelanos no Brasil

Neste ano, cerca de 18 mil venezuelanos passaram pelo processo de interiorização

Operação Acolhida já interiorizou 84,4 mil migrantes venezuelanos no Brasil
Refugiados e migrantes foram realocados em 887 municípios brasileiros – Foto: Min. Cidadania

A Operação Acolhida já interiorizou 84.463 migrantes venezuelanos desde o início da operação. Os interiorizados estão distribuídos em 887 municípios do Brasil. Neste ano, cerca de 18 mil pessoas passaram por esse processo. A ação tem como objetivo a realocar os refugiados e migrantes da Venezuela.

Conforme os dados da operação, 89% dos cidadãos do país vizinho viajaram ao Brasil em grupos familiares e o restante chegou à fronteira sozinho.

Os estados do Sul do País foram os que mais receberam refugiados. Para Santa Catarina foram interiorizados 16.140 venezuelanos, o Paraná recebeu 14.640 e o Rio Grande do Sul 12.805. 

As cidades que se destacam por acolher refugiados são Curitiba, com 5.458, Manaus (5.305), São Paulo (4.393), Dourados (MS), com 3.449, e Chapecó (SC), com 3.186.

Dessa forma, a Operação Acolhida é responsável por oferecer assistência emergencial aos refugiados e migrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima. Além disso, organiza a chegada, a regularização migratória, a imunização contra doenças e o apoio na procura por emprego e moradia. 

O Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização, coordenado pelo Ministério da Cidadania faz parte do processo de aprovação da transferência dos migrantes venezuelanos. Ou seja, eles que deslocam os refugiados da cidade de Pacaraima (RR) e de Boa Vista para os outros estados.

Composto por 13 ministérios, o Subcomitê conta com suporte de agências da Organização das Nações Unidas e de mais de 100 entidades da sociedade civil.

Casas de Passagem

As Casas de Passagem também trabalham com a interiorização, operadas pela sociedade civil com o objetivo de receber e apoiar os venezuelanos por alguns dias. Em outras palavras, é por meio delas que o refugiado e migrante tem um ponto de apoio até o embarque de Boa Vista ou Manaus para o seu destino final.

Atualmente, são 13 casas: Caxias do Sul (RS), Conde (PB), Curitiba (PR), São Paulo (SP), duas em Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS), além de três em Belo Horizonte (MG).

De acordo com a Organização das Nações Unidas, mais de cinco milhões de pessoas passaram pelo processo de interiorização em busca de melhores condições de vida nos últimos anos. O Brasil é um dos cinco destinos mais procurados pelos cidadãos do país vizinho. 

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x