Filha de idosa com câncer no útero denuncia cancelamento de cirurgia após 4 horas de espera no centro cirúrgico do HGR

Conforme familiar da paciente, ao questionar da diretoria do HGR os motivos para o cancelamento do procedimento, disseram apenas que eram “ordens da Sesau”

Filha de idosa com câncer no útero denuncia cancelamento de cirurgia após 4 horas de espera no centro cirúrgico do HGR
Fachada do Bloco E HGR/Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo

Rakel Lacerda, filha de uma idosa, a Sebastiana Lacerda, de 75 anos, que sofre com um câncer no útero, denunciou que a mãe teve a cirurgia cancelada na manhã desta quinta-feira (27) após dar entrada no centro cirúrgico no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Conforme Rakel, a equipe do hospital entrou em contato para que a mãe fizesse os exames. E, assim, fosse internada na quarta-feira (26). A idosa estava há três meses na fila de espera das cirurgias eletivas para realizar um procedimento chamado laparotomia.

“Ligaram, ela fez os exames pré-operatórios e então ela se internou ontem para fazer a cirurgia pela manhã. Foram 12h de jejum. Quando foi 6h da manhã buscaram ela no leito para levar para o centro cirúrgico e ficamos aguardando”. explicou.

No entanto, Rakel disse que após horas de espera a mãe voltou da sala de cirurgia. Mas sem realizar nenhum procedimento.

“Com um tempo, a gente ouviu nos corredores que as cirurgias seriam canceladas […] e ficamos aguardando. Quando foi 4h depois a minha mãe retornou sem ter feito a cirurgia e mandaram apenas aguardar. E não deram nenhum motivo”.

Sem explicações

A filha da idosa também falou que o médico foi até o quarto dela. Mas ainda assim, não justificou o cancelamento da cirurgia. Do mesmo modo, Rakel também procurou a direção do HGR em busca de resposta. E, semelhantemente, não houve uma resposta.

“Ele [médico] só falou para aguardar um nova data. A direção, a única coisa que falou foi que foram ordens da Sesau. Não deram previsão. A única coisa que anotaram no prontuário é que as cirurgias do dia 27 tinham sido canceladas.”

‘Constrangimento’

Rakel relatou à reportagem que também já tentou recorrer à saúde privada para resolver o problema de saúde da mãe. No entanto, a família não tem condições financeiras. E assim, depende da saúde do Governo.

“A gente até tentou, mas é um valor absurdo. Não temos condições e não estaríamos passando por todo esse constrangimento e transtorno que tem na saúde pública. Infelizmente estava na campanha o governador estava prometendo tudo direitinho. Agora saiu cancelando tudo e quem sai prejudicada é minha mãe, uma idosa”, desabafou.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com Sesau para posicionamento sobre o caso. Por meio de nota disse que vai verificar a denúncia.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x