Alunos de Boa Vista mostraram suas habilidades de lógica e raciocínio durante o 5º festival de xadrez escolar que teve início nesta terça-feira (22). Cerca de 80 alunos competiram e 40 escolas da rede municipal estiveram envolvidas no festival.
Os competidores são alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que precisam mostrar todas as suas habilidades estratégicas, uma vez que o jogo envolve paciência, raciocínio lógico, estratégia, a tranquilidade e a confiança.
Assim, este é um desafio que Victor Gabriel Barros, de dez anos, está disposto a enfrentar. Ser um grande enxadrista e vencer torneios representa um sonho que ele tem desde os quatro anos.
“Foi com essa idade que comecei a me interessar pelo xadrez. Sempre quis participar de competições. E aí fui treinando, treinando e aprendi bastante. No início foi bastante difícil, mas fui aprendendo as técnicas, as estratégias e hoje estou melhor. O xadrez me estimula a ter mais calma, a não ficar tão ansioso. Me ajudou muito a agir sob pressão”, disse o menino que estuda na Escola Maria Teresa Maciel.
Disputa entre os alunos
Do mesmo modo, a jovem Melina Andrade, também com dez anos, disse que está preparada para enfrentar seus adversários e vencer.
“Pratico o xadrez desde os oito anos. Minha professora quem me influenciou. Quero aprender mais e participar de mais campeonatos porque gosto muito”, disse.
Xadrez na sala de aula
Da mesma forma, o xadrez é uma atividade fundamental dentro das aulas de Educação Física. Para se prepararem para esta importante competição, as escolas elaboram projetos de Xadrez para selecionar os alunos para o festival. A principio, a iniciativa incentiva a prática frequente desta modalidade na escola com apoio das famílias.
“Melhora a concentração, aprende-se regras de disciplina, paciência, o sentimento de ganhar e perder que temos na vida e a criança precisa aprender. Então, é algo que gera um grande benefício à vida e é um legado que fica na vida dessas crianças”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Consuêlo.
Fonte: Da Redação