Mais de 100 alunos em Boa Vista concluíram o curso de prevenção contra a violência Doméstica.
O curso foi ministrado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
Dessa forma, 117 alunos das turmas de 5° ano da Escola Municipal Ana Sandra Nascimento no bairro Cidade Satélite receberam certificados de participação. Desde setembro o TJRR, realizou atividades voltadas para temas como: direitos humanos, igualdade de gênero, etnia e violência doméstica.
Certificados
Assim, o aluno Davi Gabriel dos Santos, 11 anos, recebeu o certificado e descreveu um pouco do aprendizado com as atividades do Programa Maria vai à escola.
“A minha experiência foi muito boa, me senti muito bem por conhecer mais a lei Maria da Penha. Aprendi muito sobre direitos humanos e nossos deveres”, disse.
Da mesma forma, a professora Aldamires Melo atua na formação dos alunos em uma das turmas do quinto ano da Escola Ana Sandra Nascimento e explicou a importância da fase final do programa para as crianças.
“O momento de vir ao Fórum é sempre especial, é a oportunidade deles conhecerem esse espaço, conhecer a juíza que está a frente desse trabalho. Eles acham então esse momento maravilhoso. E, nós ficamos gratos pois é o resultado, a culminância do nosso trabalho.” explicou.
O programa
O Programa Maria vai à escola é uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRR e a Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista.
Logo, a secretária Adjunta Pedagógica, Meiry Jane Silva reforçou a importância do trabalho em conjunto para sensibilizar meninos e meninas da rede municipal de ensino.
“Esse momento é muito especial onde os alunos recebem a certificação. É um trabalho lindo em parceria com o Tribunal que tem dado certo, as crianças adoram o desenvolvimento do projeto.”
Contudo, a juíza Suelen Alves, coordenadora da Cevid a certificação é a culminância do programa que tem alcançado cada vez mais resultados positivos. A intenção é ampliar o programa para outros municípios.
Por fim, nos dias 21 a 25 de novembro de 2022, todos os tribunais de justiça estaduais se mobilizam para reforçar as ações relacionadas à violência doméstica e familiar.
Fonte: Da Redação