Com o objetivo de fortalecer a alfabetização na rede municipal, a Prefeitura de Boa Vista aplicará, nesta terça-feira (6) uma avaliação diagnóstica nas escolas. A prova tem como objetivo trazer uma amostragem da evolução das habilidades dos alunos do 3º ao 5º ano em escrita, bem como em leitura.
Cerca de 18.100 alunos das escolas urbanas, rurais e indígenas devem fazer o teste. O intuito é buscar atingir as metas 5 e 9 do Plano Municipal de Educação. Elas tratam da consolidação do processo de alfabetização dos alunos até o 3° Ano.
Pais ou responsáveis por crianças que das turmas do 3º ao 5º Ano devem incentivar a participação dos filhos na avaliação.
Ela ocorre para que, se necessário, dependendo do desempenho dos alunos, a SMEC possa traçar estratégias para que os alunos alcancem, de fato, o aprendizado.
“Trabalhamos na educação municipal com metas a atingir. E a alfabetização é a principal delas. Os alunos precisam ser alfabetizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quando isso não acontece, precisamos traçar estratégias para que este processo seja, de fato, consolidado. Por isso, a importância desta avaliação, que vamos saber como está o aprendizado destes alunos”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales.
Fonte: Da Redação