Conselho Indígena realiza campanha para arrecadar fundos para povo o Yanomami

Conforme o CIR, o quadro alarmante apresenta o aumento de desnutrição aguda de crianças, malária, doenças infecciosas, agravadas pela corrupção e desvios de medicamentos no Dsei Yanomami

Conselho Indígena realiza campanha para arrecadar fundos para povo o Yanomami
Terra Indígena Yanomami – Foto: Júnior Herukari (Condsi-YY)

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) está realizando uma campanha de arrecadação SOS Yanomami para apoiar as comunidades da Terra Indígena Yanomami (TIY). As informações da campanha estão na página do CIR.

De acordo com o Conselho, a campanha acontece por conta da grave situação dos povos indígenas. A região do Surucucu é uma das mais prejudicadas.

Conforme o CIR, o quadro alarmante apresenta o aumento de desnutrição aguda de crianças, malária, doenças infecciosas, agravada pela corrupção e desvios de medicamentos no Dsei Yanomami.

Além disso, as comunidades sofrem com falta de acompanhamento da Fundação Nacional do Índio (Funai) e corte de orçamento da Saúde Indígena. E tem como resultado, uma verdadeira crise humanitária em curso na TIY.

“Estamos presenciando o genocídio dos povos protetores da floresta, sem nenhuma ação efetiva do Governo Federal. O garimpo está causando vários impactos irreversíveis colocando em risco a existência e futuro do povo Yanomami”, diz o CIR.

Interessados em colaborar podem fazer depósito ou transferência na conta do CIR, que tem os seguintes dados:

  • Agência: 2617-4
  • Conta Corrente: 59027-4

Além disso, o Conselho também disponibilizou o PIX: [email protected]

Operação da PF no Dsei Yanomami

A Polícia Federal deflagrou no dia 30 novembro a Operação Yoasi, com objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos federais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y).

Desse modo, os policiais federais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Gestores do Dsei Yanomami

Até janeiro deste ano, Rômulo Pinheiro era o coordenador do Dsei Yanomami. Indicação do senador Mecias de Jesus e do deputado federal Jhonatan de Jesus, ambos do Republicanos.

Ele já havia pedido demissão em outubro de 2021. Contudo, ainda permaneceu no cargo até janeiro deste ano.

Com a saída de Rômulo, o ex-vereador de Mucajaí, Ramsés Almeida assumiu a coordenação do órgão. Ele é aliado político do governador Antonio Denarium (PP) e, assim como Rômulo, era indicação do senador Mecias de Jesus e do deputado Jhonatan de Jesus no cargo.

Fonte: Da Redação.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x