Pacientes da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth ficaram cinco dias no calor após uma central de ar quebrar. A situação foi denunciada ao Roraima em Tempo nesta terça-feira (14).
Conforme a paciente Ana Cláudia Lima, de 31 anos, duas pessoas chegaram a passar mal devido ao forte calor.
“Teve duas senhoras que passaram mal. Uma senhora tinha feito cirurgia e estava em recuperação e outra estava para fazer quimioterapia. Essas duas senhoras que passaram mal”, disse.
De acordo com ela, na enfermaria 1 do Bloco das Margaridas, apenas uma central estava funcionando,. As outras duas estavam com defeito.
Dessa forma, ela conta que uma central não era suficiente para amenizar o calor. Por isso os acompanhantes estavam tentando levar ventiladores.
Conforme Ana Cláudia, apenas depois que as pacientes gravaram um vídeo denunciando, foi que a direção decidiu substituir a central de ar que estava com defeito.
“Nós fizemos esse vídeo e denunciamos isso porque já estava há uns dois dias na mesma situação. Já tínhamos ido à direção. Já tínhamos ido reclamar com as pessoas que são responsáveis”, informou.
Falta de material
No final de julho, pacientes da Maternidade procuraram o Roraima em Tempo para denunciar a suspensão das cirurgias de parto cesárea devido a falta de compressas de pano e fio cirúrgico. Sem o material os médicos não realizam a cirurgia.
MPRR pede explicações
Ainda no final de julho, o Ministério Público de Roraima (MPRR) pediu que a Maternidade explicasse as denúncias de falta de insumos.
Conforme o MPRR, a Promotoria de Saúde recebeu a reclamação e abriu uma investigação do caso. O órgão disse que emitiu uma ordem para que os oficiais fiscalizem o hospital. Além disso, também pediu para a Vigilância Sanitária ir até a unidade.
Citados
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que as duas centrais passaram por serviço de limpeza e estão funcionando.
Fonte: Da Redação