Sem ar-condicionado, pacientes da maternidade ficam até 5 dias no calor

Conforme informações, duas pessoas passaram mal devido ao forte calor

Sem ar-condicionado, pacientes da maternidade ficam até 5 dias no calor
Sesau disse que já resolveu o problema – Foto: Yara Walker/Roraima em Tempo

Pacientes da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth ficaram cinco dias no calor após uma central de ar quebrar. A situação foi denunciada ao Roraima em Tempo nesta terça-feira (14).

Conforme a paciente Ana Cláudia Lima, de 31 anos, duas pessoas chegaram a passar mal devido ao forte calor.

“Teve duas senhoras que passaram mal. Uma senhora tinha feito cirurgia e estava em recuperação e outra estava para fazer quimioterapia. Essas duas senhoras que passaram mal”, disse.

De acordo com ela, na enfermaria 1 do Bloco das Margaridas, apenas uma central estava funcionando,. As outras duas estavam com defeito.

Dessa forma, ela conta que uma central não era suficiente para amenizar o calor. Por isso os acompanhantes estavam tentando levar ventiladores.

“E para completar eles não estavam deixando pacientes entrarem com ventilador, então quem tinha ventilador lá dentro estava dando para suportar, mas quem não tinha ventilador tinha que aguentar”, relatou.

Conforme Ana Cláudia, apenas depois que as pacientes gravaram um vídeo denunciando, foi que a direção decidiu substituir a central de ar que estava com defeito.

“Nós fizemos esse vídeo e denunciamos isso porque já estava há uns dois dias na mesma situação. Já tínhamos ido à direção. Já tínhamos ido reclamar com as pessoas que são responsáveis”, informou.

Falta de material

No final de julho, pacientes da Maternidade procuraram o Roraima em Tempo para denunciar a suspensão das cirurgias de parto cesárea devido a falta de compressas de pano e fio cirúrgico. Sem o material os médicos não realizam a cirurgia.

MPRR pede explicações

Ainda no final de julho, o Ministério Público de Roraima (MPRR) pediu que a Maternidade explicasse as denúncias de falta de insumos.

Conforme o MPRR, a Promotoria de Saúde recebeu a reclamação e abriu uma investigação do caso. O órgão disse que emitiu uma ordem para que os oficiais fiscalizem o hospital. Além disso, também pediu para a Vigilância Sanitária ir até a unidade.

Citados

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que as duas centrais passaram por serviço de limpeza e estão funcionando.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x