A cada 17 horas, ao menos uma mulher foi vítima de feminicídio no ano passado

Nove estados registraram 531 mortes por razão de gênero

A cada 17 horas, ao menos uma mulher foi vítima de feminicídio no ano passado
Foto: Divulgação Agência Brasil

A cada 17 horas, uma mulher morreu em razão do gênero em 2024 em nove estados monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados apontaram um total de 531 vítimas de feminicídios no ano passado. 

Em 75,3% dos casos, pessoas próximas quem cometeram o crime. Se considerados somente parceiros e ex-parceiros, o índice é de 70%. 

Além disso, o novo boletim Elas Vivem: um caminho de luta, divulgado na quinta-feira (13), é da Rede de Observatórios da Segurança, uma iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) dedicada a acompanhar políticas públicas de segurança, fenômenos de violência e criminalidade em nove estados.

Segundo o estudo, a cada 24 horas ao menos 13 mulheres foram vítimas de violência em 2024 nos nove estados. Com resultado, todo, têm registros de 4.181 mulheres vitimadas. O que representa um aumento de 12,4% em relação a 2023, quando o estado do Amazonas ainda não fazia parte deste monitoramento. Por fim, o estado juntou-se à Rede em janeiro do ano seguinte.

Realidade da mulher

Do mesmo modo, apesar de importantes avanços ao longo dos anos com a institucionalização dos mecanismos de proteção às mulheres, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), a Lei Maria da Penha e a tipificação do feminicídio como crime, a violência contra mulheres e o feminicídio continuam uma realidade alarmante em nosso país.

Confira o número de vítimas de violência e de feminicídios em cada estado em 2024: 

EstadoVítimas de violênciaFeminicídios
Amazonas 60433
Bahia25746
Ceará207 45
Maranhão365 54
Pará38841
Pernambuco31269
Piauí23836
Rio de Janeiro63363
São Paulo1.177144
Total4.181531

Fonte: Agência Brasil

0
Would love your thoughts, please comment.x