A cada uma hora, cerca de 40 veículos foram roubados ou furtados em 2023 no país

Uma das recomendações é procurar empresas especializadas em proteção veicular. Elas ajudam na prevenção de maiores prejuízos

A cada uma hora, cerca de 40 veículos foram roubados ou furtados em 2023 no país

Cerca de 40 veículos eram roubados no Brasil a cada uma hora em 2023, conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), analisados pelo R7.

Nos quatro primeiros meses de 2024, houve uma queda de 32% nas ocorrências desse tipo de crime no país, em comparação ao mesmo período do ano passado. Apesar da redução, os números ainda são elevados.

Neste período de quatro meses, as delegacias de todo o país registraram 82 mil e 200 ocorrências. O número corresponde a cerca de 679 furtos ou roubos por dia.

Roraima

De acordo Wanderley Paungarten, gerente comercial da Hemissul, empresa especializada em proteção veicular, o número de roubos de veículos em Roraima tem aumentado a cada ano.

“Por mais que algumas pessoas falem que aqui em Boa Vista não tem roubo e nem furto, o estado, no geral, apresenta um grande o índice, sim. Nós temos muitos casos de associados, que passaram por situações de roubo e de furto, mas que graças ao serviço que a gente presta, conseguiram recuperar tanto a motocicleta, carro e principalmente caminhonetes”, disse.

O delegado da Polícia Civil de Roraima (PCRR), Rodrigo Gomides, responsável pela Delegacia de Repressão de Roubos e Furtos de Veículos, também destacou o aumento nas ocorrências, principalmente envolvendo caminhonetes.

“Até pouco tempo atrás a PCRR tinha mais notícias de denúncias de furto de motocicletas. Normalmente levavam as motos para vender na Guiana Inglesa ou para trocar por droga. Nos últimos tempos percebemos que aumentou muito número de roubos de veículos, motos e principalmente caminhonetes. Os ladrões estão entrando nas residências e levando os veículos para outros países. Outros casos, as caminhonetes para o transporte de objetos da residência e depois abandonadas”, informou.

Cuidados para reduzir prejuízos com o furto de veículos

Para Wanderley Paungarten, é importante cuidados, para que ocorra redução de prejuízos.

“Eu sempre falo assim, independente do veículo que você tem, com certeza você lutou, trabalhou para ter aquilo. Então procure empresas especializadas em proteção veicular. Nos da Hemissul temos vários serviços que ajudam a prevenir esses crimes”, relatou Wanderley.

Por fim, o delegado Rodrigo também dá algumas orientações para a população se prevenir destes crimes. “Caso a pessoa seja vítima, procure a delegacia mais próxima. É importante tomar os cuidados necessários, ao chegar na sua residência. Veja se tem movimentação estranha na porta da sua casa, não pare o veículo, der uma volta no corteirão antes de parar no portão”, pontuou.

Fonte: TV Imperial

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x