‘A qualquer momento pode desabar’, diz denúncia sobre Centro de Progressão de Pena da Sejuc

Muro do prédio caiu durante as fortes chuvas deste sábado (19); conforme denunciante, o local já havia sido condenado pela Defesa Civil

‘A qualquer momento pode desabar’, diz denúncia sobre Centro de Progressão de Pena da Sejuc
Muro caiu sobre veículos – Foto: Pedro Ribeiro

Uma denúncia recebida pelo Roraima em Tempo nesta segunda-feira (19) relata a risco de desabamento do prédio do Centro de Progressão de Pena (CPP), em Boa Vista.

Conforme o denunciante, o prédio já havia sido condenado pela Defesa Civil. No entanto, o local ainda recebe detentos do regime semiaberto.

“A estrutura do prédio já está rompida há muito tempo. Sabemos que aquele prédio está comprometido. A qualquer momento pode desabar. E quem está lá dentro, infelizmente, não vai conseguir sobreviver se acontecer uma tragédia dessa”, disse.

Durante as chuvas deste sábado (17), que ocasionou o desabamento do muro do Centro de Progressão, o denunciante afirmou que os detentos relataram que sentiram a estrutura do CPP tremer.

“O sistema penitenciário roraimense está totalmente à mercê. [O Governo do Estado] passa uma situação para a sociedade, que está às mil maravilhas, mas isso não é verdade”, relatou.

Do mesmo modo, ele pede às autoridades para que inspecione a estrutura do prédio e providencie melhorias.

“Peço às autoridades para ver a situação desse prédio, porque a qualquer momento esse prédio pode desabar e uma tragédia maior acontecer”, falou.

Rebelião

Além disso, o homem teme que uma rebelião ocorra. Pois, de acordo com ele, o sistema penitenciário pode entrar em colapso.

“A qualquer momento pode estourar uma rebelião. O Estado está brincando com coisa séria, está brincando com vidas. Os agentes do Estado, quando estourar uma rebelião, não vão conter essa rebelião. Não vão conseguir conter. Vai morrer gente. Isso é fato. O Estado dominou o presídio, mas dentro das celas quem mandam são os presos”, falou.

Citado

Procurada, a Secretaria de Estado da Segurança (Sejuc) informou que está adotando providências em relação à infraestrutura do CPP.

Disse ainda que a Justiça antecipou a saída temporária de 127 detentos para que o Governo execute a obra.

A liberação valerá entre os dias 18/09/2022 a 25/09/2022. Antes, a saída temporária estava prevista para ocorrer entre os dias 08/10/2022 a 14/10/2022.

Outros 110 detentos da unidade, que não estão contemplados pela antecipação da saída temporária, serão distribuídos para outras alas da Cadeia Pública Masculina, que fica no prédio anexo.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x