Abril Verde: campanha alerta população para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Cuidados com a saúde mental, prevenção a lesões e quedas estão entre as medidas que devem ser tomadas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais

Abril Verde: campanha alerta população para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
Ação do Abril Verde – Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Adoecimento também é acidente de trabalho: conhecer para prevenir” é o tema da campanha Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalhos e doenças ocupacionais. Nesta quarta-feira (17), na busca por ambientes de trabalhos seguro, equipes da Prefeitura de Boa Vista panfletaram em centros comerciais da cidade para orientação e sensibilização de profissionais e empregadores.

Acidente de trabalho é todo e qualquer dano causado ao trabalhador durante a função ou então devido às condições do exercício das atividades. Além de prejuízos ocorridos na locomoção até o local de trabalho. Já doenças ocupacionais estão ligadas ao exercício das atribuições e ambiente da função do profissional, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e transtornos mentais.

De acordo com a médica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Ana Carolina Santos, acidentes de trabalhos e pacientes com doenças relacionadas às suas atividades estão se tornando comuns. “Precisamos que todos estejam atentos e conscientes com relação ao ambiente e processos de trabalho. É necessário agir preventivamente e garantir trabalhadores saudáveis em ambiente seguro”, disse.

Postura corporal correta, cuidados com a saúde mental, assim como prevenção a lesões e quedas estão entre as medidas que trabalhadores devem tomar. Conforme Isamara Pinheiro, consultora de vendas, ela está sempre atenta aos cuidados. “Tomo algumas medidas, como pegar mercadoria aos poucos, evitar a sobrecarga de peso e se abaixar da maneira correta para não lesionar a coluna”, contou.

Dia 28 abril

Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, o dia 28 de abril passou a ser considerado como “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho”. A origem da data lembra a morte de 78 trabalhadores decorrente de uma explosão na mina Farmington. O acidente aconteceu nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x