Cidades

Agricultura Familiar: Mais de 1600 famílias recebem assistência técnica e apoio ao desenvolvimento rural

Suporte personalizado e conhecimento técnico otimizam o manejo das lavouras, aumentam a produtividade e garantem a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Devido aos benefícios desse apoio técnico à agricultura familiar, a Prefeitura de Boa Vista oferece assistência especializada para produtores da zona rural do município.

Com orientações adequadas, os agricultores podem adotar práticas inovadoras e melhorar a gestão dos recursos. De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Fabio Guths, a equipe de técnicos trabalha a capacitação do produtor rural.

“Cada família tem um perfil de produção, com suas peculiaridades e a gente tenta trabalhar com os produtores para que atinjam um nível de conhecimento. A partir daí o agricultor já tem uma experiência de como a cultura está se desenvolvendo. Quando ele vê uma deficiência, uma praga, ele já consegue identificar e nos acionar”, disse.

Rede de apoio aos produtores

Hoje, 1.615 famílias são atendidas pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Na região do Novo Passarão, Adriana Almeida trabalha junto com a família e conta com a assistência técnica especializada para produzir milho, macaxeira, quiabo, melancia, melão, abobrinha e mamão.

“Essa parceria é indispensável, porque em muitas situações, a gente não sabe como lidar com as pragas e com o manejo de insumos agrícolas. Às vezes, a produtor mais antigo tem o conhecimento, porém não tem a técnica. É de extrema importância essa parceria com os profissionais, pois eles vêm aqui, nos ajudam e ensinam”, destacou.

Resultando em alimentos saudáveis

Além disso, a assistência técnica contribui para a redução de perdas, o fortalecimento da segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida no campo, promovendo o desenvolvimento rural de forma inclusiva. Há 8 anos, Weverton Almeida é produtor e conta com o apoio da gestão municipal para produzir alimentos saudáveis.

“A prefeitura nos apoia em todas as fases do nosso trabalho, desde a preparação da terra até a compra dos nossos produtos. Hoje, eu entrego parte da minha produção para a cooperativa que leva para a merenda escolar. Ou seja, eu produzo o alimento que meu filho vai comer na escola que ele estuda”, contou.

A Prefeitura de Boa Vista faz constantes investimentos para melhorar a produção no campo. Além da assistência técnica, os produtores contam com a disponibilidade de insumos e maquinários. Atualmente, a gestão conta com 142 máquinas e implementos à disposição da agricultura familiar.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

33 minutos ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

16 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

17 horas ago