Foto: Divulgação/SEMUC
Suporte personalizado e conhecimento técnico otimizam o manejo das lavouras, aumentam a produtividade e garantem a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Devido aos benefícios desse apoio técnico à agricultura familiar, a Prefeitura de Boa Vista oferece assistência especializada para produtores da zona rural do município.
Com orientações adequadas, os agricultores podem adotar práticas inovadoras e melhorar a gestão dos recursos. De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Fabio Guths, a equipe de técnicos trabalha a capacitação do produtor rural.
“Cada família tem um perfil de produção, com suas peculiaridades e a gente tenta trabalhar com os produtores para que atinjam um nível de conhecimento. A partir daí o agricultor já tem uma experiência de como a cultura está se desenvolvendo. Quando ele vê uma deficiência, uma praga, ele já consegue identificar e nos acionar”, disse.
Hoje, 1.615 famílias são atendidas pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Na região do Novo Passarão, Adriana Almeida trabalha junto com a família e conta com a assistência técnica especializada para produzir milho, macaxeira, quiabo, melancia, melão, abobrinha e mamão.
“Essa parceria é indispensável, porque em muitas situações, a gente não sabe como lidar com as pragas e com o manejo de insumos agrícolas. Às vezes, a produtor mais antigo tem o conhecimento, porém não tem a técnica. É de extrema importância essa parceria com os profissionais, pois eles vêm aqui, nos ajudam e ensinam”, destacou.
Além disso, a assistência técnica contribui para a redução de perdas, o fortalecimento da segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida no campo, promovendo o desenvolvimento rural de forma inclusiva. Há 8 anos, Weverton Almeida é produtor e conta com o apoio da gestão municipal para produzir alimentos saudáveis.
“A prefeitura nos apoia em todas as fases do nosso trabalho, desde a preparação da terra até a compra dos nossos produtos. Hoje, eu entrego parte da minha produção para a cooperativa que leva para a merenda escolar. Ou seja, eu produzo o alimento que meu filho vai comer na escola que ele estuda”, contou.
A Prefeitura de Boa Vista faz constantes investimentos para melhorar a produção no campo. Além da assistência técnica, os produtores contam com a disponibilidade de insumos e maquinários. Atualmente, a gestão conta com 142 máquinas e implementos à disposição da agricultura familiar.
Fonte: Da Redação
Embarcação é avaliada em R$ 7,3 mil
Evento reuniu 80 servidores em dinâmicas e roda de conversa para reflexão coletiva
De acordo com a polícia, homem usou o entorpecente e agrediu a esposa antes de…
Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026
Contratação está no Diário Oficial dos Municípios
Rua José Francisco recebe quase 1.300 metros de recomposição asfáltica e integra pacote que contempla…