Alunos de Boa Vista visitam minicidade itinerante e aprendem sobre respeito e segurança no trânsito

Minicidade é parte da programação da campanha Maio Amarelo e promove ações de conscientização para um trânsito mais seguro. Crianças recebem orientações que também podem chegar até os pais

Alunos de Boa Vista visitam minicidade itinerante e aprendem sobre respeito e segurança no trânsito
Foto: Divulgação PMBV

A Prefeitura recebeu nesta segunda-feira, (20) alunos duas escolas da rede municipal de ensino na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) para conhecer a famosa minicidade itinerante de trânsito. Ao todo, serão 60 crianças que participarão da atividade que faz parte da programação da campanha Maio Amarelo.

Pela manhã, a primeira visita foi dos alunos do 2º ano da Escola Municipal Juslany de Souza Flores, do bairro Jardim Tropical. 

De acordo com o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito, Ney Brito, responsável por orientar os pequenos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, a mensagem deve ser compartilhada com as famílias.

“Começamos mostrando como funciona a parte logística, de fiscalização dos agentes de trânsito e a estrutura da Guarda Civil Municipal. Eles também viram como ocorre o monitoramento da nossa cidade e ficaram encantados. A última parada é sempre a Minicidade”, explicou.

Trânsito também é assunto para os alunos

Meninos e meninas com idades entre 7 e 8 anos percorreram a Minicidade usando bicicletas. O trajeto tem sinalização com faixas de pedestres, semáforos e placas, além de uma ciclovia. Ana Clara Cavalcante Furtado, de 8 anos, teve a oportunidade de brincar no equipamento pela primeira vez.

“Foi o momento que eu mais gostei da visita. Andei de bicicleta com os meus coleguinhas, vi os pontos turísticos e aprendi o significado das placas”, disse.

Nenhuma criança entra na Minicidade sem ouvir instruções básicas de segurança. Isso porque, no dia a dia, alguns alunos vão às aulas por meio de transporte público ou escolar. Outros vão a pé ou em grupos, acompanhados de pais ou cuidadores. Os percursos podem ser cheios de perigos e obstáculos. Por isso, o cuidado e o respeito à sinalização e às leis são importantes.

“Elas reproduzem o que aprendem aos pais e cuidadores, mas também são utilizam as vias. Por isso, a gente reforça a importância de entenderem desde agora como são as regras para cobrarem dos adultos quando estiverem no trânsito e serem responsáveis quando forem condutores”, explicou Brito.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x