A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) encerrou nesta sexta-feira (28) a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
O evento foi realizado entre os dias 23 e 28 com o tema “É tempo de Transformar Conhecimento em Ação”.
Durante a semana, a Apae promoveu ações para chamar a atenção e buscar sensibilizar a sociedade acerca da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Nesse sentido, a entidade realizou palestras e dinâmicas de reflexão com psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.
A pedagoga, Edilamar Soares, afirmou que um dos objetivos foi mostrar como o conhecimento é essencial para melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência.
De acordo com Edilamar, a palestra “Direitos da Pessoa com Deficiência”, ministrada pela assistente social Joicilane Moura, foi uma das com maior destaque.
“Todas foram importantes, mas eu acho que a gente deu mais ênfase foi sobre o direito das pessoas com deficiência, a importância de você ter conhecimento até para você lutar pela garantia de direitos e pela equidade”, contou.
A pedagoga é mãe de um adolescente de 17 anos com deficiência intelectual e múltipla. Ela conta que, a princípio, ficou muito assustada e que buscar conhecimento foi o primeiro passo para ela entender como poderia ajudar o filho.
“Quando você tem um filho com deficiência intelectual e múltipla ou só com uma deficiência você não estava preparado para esse filho, mas você tem que buscar conhecimento, buscar conhecer para poder contribuir para o desenvolvimento dele”, afirmou.
Fonte: Da Redação
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…