Apae encerra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Evento teve como tema “É tempo de Transformar Conhecimento em Ação”

Apae encerra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Atividades da semana foram realizadas entre os dias 23 e 28 – Foto: Divulgação/Apae

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) encerrou nesta sexta-feira (28) a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

O evento foi realizado entre os dias 23 e 28 com o tema “É tempo de Transformar Conhecimento em Ação”.

Durante a semana, a Apae promoveu ações para chamar a atenção e buscar sensibilizar a sociedade acerca da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Nesse sentido, a entidade realizou palestras e dinâmicas de reflexão com psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

A pedagoga, Edilamar Soares, afirmou que um dos objetivos foi mostrar como o conhecimento é essencial para melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência.

“As famílias são agentes de informação e elas têm que buscar conhecimento em todas as áreas. Elas têm que buscar conhecimento no direito, elas têm que buscar conhecimento de como estimular seu filho, de como conhecer seu filho e como contribuir para o desenvolvimento dele lá na casa dele”, explicou.

De acordo com Edilamar, a palestra “Direitos da Pessoa com Deficiência”, ministrada pela assistente social Joicilane Moura, foi uma das com maior destaque.

“Todas foram importantes, mas eu acho que a gente deu mais ênfase foi sobre o direito das pessoas com deficiência, a importância de você ter conhecimento até para você lutar pela garantia de direitos e pela equidade”, contou.

Experiência

A pedagoga é mãe de um adolescente de 17 anos com deficiência intelectual e múltipla. Ela conta que, a princípio, ficou muito assustada e que buscar conhecimento foi o primeiro passo para ela entender como poderia ajudar o filho.

“Quando você tem um filho com deficiência intelectual e múltipla ou só com uma deficiência você não estava preparado para esse filho, mas você tem que buscar conhecimento, buscar conhecer para poder contribuir para o desenvolvimento dele”, afirmou.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x