O estudante Ezequias Guimarães, de 24 anos, chegou à França para cursar mestrado na Universidade de Poitiers. A viagem foi possível após uma campanha para arrecadação para pagar os custos da viagem.
Ao Roraima em Tempo, Ezequias conta que ficou surpreso com a solidariedade e a adesão das pessoas ao caso, já que a vaquinha virtual foi feita a algumas semanas antes de viajar.
Àqueles que ajudaram, Ezequias diz estar ‘imensamente grato’. Quando decidiu fazer a campanha, ele precisava de R$ 5 mil para pagar as passagens. Ele chegou até a vender livros para cobrir o valor.
Ele conta que conseguiu o dinheiro não apenas pela vaquinha, mas por doações via Pix. Além disso, na hora de comprar as passagens, algumas pessoas o ajudaram com milhas.
Adaptação na França
Depois da correria para arrecadar o dinheiro e a ida a Brasília para conseguir o visto, Ezequias chegou à França há nove dias. O mestrando traduz a experiência como a realização de um sonho.
Mas, adaptação à nova vida no país europeu ainda está em andamento. É que o estudante se deparou com duas grandes mudanças: o fuso-horário, com seis horas de diferença para Roraima, e o idioma.
Ezequias é formado em Geologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e começou a estudar o idioma francês no ano de 2016. Desde então, ele planejava estudar fora do Brasil.
Como resultado do planejamento, ele passou para o mestrado em três universidades francesas. Contudo, a escolha foi pela especialização em Ciências da Terra, dos Planetas e do Meio Ambiente.
Por Samantha Rufino