Os aprovados no concurso da Polícia Militar (PMRR) de 2018 e vão realizar uma manifestação em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, nesta segunda-feira (25), a partir das 9h. O grupo cobra que o governador Antonio Denarium (PP) retifique o edital e assim crie uma lista de cadastro reserva.
É que, em junho deste ano, houve um aumento no efetivo da PMRR para 5 mil homens. Ainda, conforme um dos aprovados do concurso, Felipe Coelho, haverá uma vacância de quase 2.000 no quadro da corporação.
“Vai ter uma redistribuição de quadros dentro da Polícia Militar e deve sobrar essa média, mais ou menos […] Então reivindicamos. Já que existe vaga, porque não chamar todos os aprovados do concurso?”, indagou.
Ele informou que a Comissão do Movimento 2.5, como o grupo é chamado, já conversou com o governador sobre a retificação do edital em ato administrativo. Dessa forma, a medida vai possibilitar a criação de um cadastro reserva e a convocação de novas turmas.
“Quem tirou 40 para cima [na prova], existe a possibilidade e estamos correndo atrás para que o governador se sensibilize e retifique esse edital”, explicou.
Sem retorno sobre o concurso
Por outro lado, o integrante da Comissão contou que a comissão já tentou, diversas vezes conversar com Denarium sobre a situação. No entanto, não conseguiram nenhum retorno.
“Eles nos colocou em banho-maria todas as vezes que a gente tentou contato com ele. Já tentamos contato diretamente com os assessores, já fomos no Palácio diversas vezes com nossa comissão e não tivemos retorno com nada”, falou.
PL da ALE
Além disso, o grupo também conseguiu que a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovasse, em todas as comissões, os Projeto de Lei (PL’s) 115/22 e 139/22 que vedam a eliminação dos candidatos fora do número de vagas.
“O que vai ocorrer se esse PL for aprovado? O governo vai chamar as pessoas [dentro do número de vagas do edital], só que ele não vai ter nenhum impedimento de chamar mais pessoas”, explicou.
Felipe pontuou que agora está havendo uma resistência para que os PL’s sejam encaminhados para votação na Plenária, uma vez que a atual Mesa Diretora da Casa Legislativa é aliada de Denarium.
“Tentamos correr por dois lados. Só que ficamos no impasse de a bancada na Assembleia ser também do lado do governo. Então ficaram segurando essa PL, entrou no recesso parlamentar e também, mais uma vez, os deputados que são a favor do governador nos colocaram em banho-maria”, comentou.
Dessa forma, os manifestantes também devem cobrar respostas da ALERR sobre a votação do Projeto de Lei durante o ato.
Citado
O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo de Roraima e ALE-RR.
Por meio de nota o governo disse que todos os 400 candidatos aprovados dentro do número de vagas foram chamados para o curso de formação e que o concurso não prevê cadastro reserva.
Fonte: Da Redação