Arthur Henrique assina Ordem de Serviço para elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista

PMU orienta a política de mobilidade de uma cidade e estabelece diretrizes para o sistema de transporte público. População será ouvida ao longo da construção do Plano

Arthur Henrique assina Ordem de Serviço para elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista
Fonte: Divulgação PMBV

O prefeito Arthur Henrique (MDB), assinou nesta quinta-feira, (14) no Palácio 9 de Julho, a Ordem de Serviço para elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Boa Vista.

Um comitê gestor foi montado com membros de 13 secretarias e órgãos municipais com apoio da Certare Engenharia e Consultoria Ltda.

O PMU orienta a política de mobilidade de uma cidade e estabelece diretrizes para o sistema de transporte público, incluindo a rede cicloviária. Dessa forma, mapeia as obras necessárias para melhorar o deslocamento de forma sustentável, considerando a melhor forma de ir e vir das pessoas.

O prefeito Arthur Henrique afirmou que a previsão de conclusão é de 12 meses e destacou a importância dessas diretrizes para o futuro da capital.

“Este plano visa proporcionar melhorias na infraestrutura viária e aprimoramento do transporte público, incluindo o transporte coletivo e os ônibus da nossa cidade. Precisamos incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis, como a bicicleta e rever as regras de circulação de veículos visando aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego”, explicou.

Nesse sentido, no Brasil, Lei Federal, instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, exigindo que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem seus planos de mobilidade. Esses planos são essenciais para acessar recursos federais para investimentos no setor.

Comitê gestor

Acima de tudo, o comitê gestor, formado por um corpo técnico da Prefeitura de Boa Vista, trabalhará na obtenção de dados, identificação de problemas, delegação de responsabilidades e definição de prazos. O plano deve considerar serviços de transporte coletivo, circulação viária, infraestrutura do sistema de mobilidade, acessibilidade, integração de modos de transporte e transporte de cargas.

O presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista (Emhur), Sérgio Pillon, destacou a participação popular como um pilar do projeto. Assim como na elaboração do Plano Diretor, a população será consultada por meio de reuniões comunitárias e audiências públicas.

“Vamos criar uma página no site da Prefeitura para que a população possa conhecer e acompanhar o trabalho que está sendo feito. Queremos envolver efetivamente a população para termos no final um instrumento que reflita a necessidade e o interesse da população na cidade que queremos para o futuro”, pontuou Pillon.

Primeira infância

Por fim, o plano também focará na primeira infância, com medidas específicas para garantir segurança e acesso a espaços público. Além de educação para o trânsito e criação de espaços lúdicos.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x