Cidades

Arthur Henrique conquista prêmio de prefeito empreendedor por projeto que incentiva agricultura familiar

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) conquistou o prêmio de prefeito empreendedor com o projeto Polo da Batata-Doce nessa terça-feira (3) na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos. A cerimônia ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR).

Arthur Henrique parabenizou assim o Sebrae pelo reconhecimento e dedicou o prêmio à toda a equipe que trabalha para que o projeto seja executado.

“É uma emoção muito grande, de fato. Quero parabenizar o Sebrae/RR pela retomada do Prefeito Empreendedor e compartilho esse prêmio com toda a equipe da SMAAI, que é a grande vencedora, a guerreira, a equipe que atende esses produtores, não só do PA Nova Amazônia, mas de toda a área rural de Boa Vista. É uma equipe que se desdobra percorrendo essas regiões levando ideias, insumos, maquinários e todo o suporte que nossos agricultores precisam.”

Desenvolvimento

Para o presidente do Conselho Estadual Deliberativo do Sebrae Roraima, Jadir Correa, esse prêmio é um importante instrumento de valorização do trabalho para fomentar os pequenos negócios e o desenvolvimento econômico nos municípios.

“As oportunidades de emprego e renda são fundamentais para fortalecer a economia das nossas cidades. Nesse sentido, destacamos a relevância dos gestores municipais que com medidas administrativas e transparentes, avançaram na melhoria da prestação de serviços aos cidadãos. Com proatividade, boa-fé, e criatividade contribuíram para o alcance de melhores índices de desenvolvimento social e econômico”, disse.

Sobre o projeto

Dessa forma, o projeto nasceu no final de 2017, da união entre produtores rurais e a prefeitura. Ele vem beneficiando diretamente cerca de 20 produtores da vicinal 2 do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I.

A proposta inicial desenvolvida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), era melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares, através da criação de polos específicos para cada cultura cultivada na região.

A batata doce

A prefeitura construiu cenários possíveis para a execução do projeto. Ao escolher a batata-doce como produto a ser cultivado na região, levou-se em consideração a boa aceitabilidade pelos consumidores, tanto pela procura por uma alimentação mais equilibrada e nutritiva, quanto pela possibilidade de alternar o consumo regular de outros produtos, como a macaxeira.

Agricultura familiar

A prefeitura vem incentivando desenvolvimento econômico da capital. elaborou e implementou o Plano Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (PMDA).

Por fim, o objetivo é o atendimento e o fomento ao agricultor familiar. Desde a sua criação, o PMDA já atendeu 636 famílias e já foram investidos R$ 16.984.205,08 em fertilizantes, sementes, máquinas e implementos agrícolas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Encanto: Teatro Municipal recebe musical inspirado em animação da Disney

Espetáculo será apresentado no dia 23 de maio. Veja como adquirir ingressos

3 minutos ago

Roraima registra mais de 570 casos de estupro em 2023

Dados são do mapa de Segurança Pública do Governo Federal. Região Norte apresentou maior taxa…

1 hora ago

Prefeitura de Boa Vista libera crédito de R$ 3 mil para 100 empreendedores da capital

Para solicitar o benefício, basta se cadastrar na plataforma Cidade Social a partir da próxima…

2 horas ago

Comerciantes que trabalham há mais de 15 anos na Feira do Passarão não recebem bancas de venda na nova estrutura, diz denúncia

Edna Lazaro e Lenita Soares trabalham no local há 15 e 25 anos, respectivamente, mas…

3 horas ago

Taxa de analfabetismo em Alto Alegre é a maior do Brasil, aponta IBGE

No município, 4.733 declararam não saber ler e escrever. Dados são do Censo 2022, divulgados…

4 horas ago