Artista, agentes e produtores culturais participam de curso sobre gestão e planejamento cultural no Teatro Municipal de Boa Vista

Curso vai até o dia (15) e é ministrado por Rômulo Avelar, nacionalmente conhecido por suas contribuições na área cultural

Artista, agentes e produtores culturais participam de curso sobre gestão e planejamento cultural  no Teatro Municipal de Boa Vista
Foto: Divulgação PMBV

O Teatro Municipal recebe artistas, agentes e produtores culturais do estado para um curso em gestão e planejamento cultural. Ministrado por um dos grandes nomes da área, Rômulo Avelar, o curso vai até o dia (15). E é parte do Programa Municipal de Capacitação Artístico Cultural da Prefeitura de Boa Vista.

Reconhecido nacionalmente por suas contribuições na área cultural e pela disseminação de conhecimento, Avelar tem então ampla experiência sobre gestão cultural. Inclusive é autor de livros referência no assunto. Ele destacou a importância dessa iniciativa da prefeitura em fomentar o setor cultural. 

“Isso é fundamental nesse novo panorama que a gente tem da cultura brasileira. Os recursos estão chegando. Então, os municípios precisam fazer esse investimento em profissionais que vão atuar nessa área e isso é um acerto da Prefeitura de Boa Vista. Sem esse tipo de investimento, dificilmente um artista, um grupo artístico, um coletivo ou uma instituição cultural consegue avançar”, afirmou.  

Por meio do programa, a prefeitura visa preparar os profissionais da cultura para os desafios e oportunidades que se virão, envolvendo projetos e leis de incentivo. Durante os quatro dias de curso, os participantes imergirão em temas cruciais como organização e trabalho coletivo, elaboração de projetos culturais e políticas públicas voltadas para a cultura.

Importância do curso

Assim, Carol Uchôa, artista e produtora cultural, está entre os participantes do curso e afirma que esta capacitação é de grande importância para a sua trajetória, ainda mais como gestora artística.

“A prefeitura está fazendo o trabalho dela muito bem-feito. Os produtores culturais, com essa retomada da cultura, precisam não só se capacitar, mas também se ‘reciclar’. A gente está com o Ministério da Cultura investindo bastante. Então, a gente tem um cenário favorável para a cultura e eu acho que é ótimo a prefeitura estar do lado dos produtores com essa iniciativa”, disse.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x