Assembleia aprova projeto que proíbe pesca do tucunaré por cinco anos

Projeto de autoria de Antonio Denarium (PP) estava em tramitação desde 2019

Assembleia aprova projeto que proíbe pesca do tucunaré por cinco anos
Projeto recebeu nove votos favoráveis e sete contrários – Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou ontem (26) o Projeto de Lei (PL) que proíbe por cinco anos a pesca, venda, embarque e transporte do tucunaré no estado.

O PL tramitava na Casa desde setembro de 2019 e é de autoria do governador Antonio Denarium (PP). A proposta segue para sanção pelo Governo.

A princípio, Denarium pedia a proibição da pesca do tucunaré por oito anos em Roraima. Contudo, a ALE-RR apresentou uma emenda que reduziu a proibição para cinco anos.

O projeto recebeu nove votos favoráveis e sete contrários. Além disso, três deputados não votaram.

Alterações no projeto

Além do tempo de proibição, outra mudança na proposta é que a limitação da pesca será somente nos rios Água Boa do Univini, Latapará, Xeruini e Jufari.

Nesses locais, só está autorizada a pesca esportiva de empresas licenciadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Outra alteração no texto original determina que a Femarh implante, no prazo de 180 dias, uma base flutuante de proteção ambiental na região do Baixo Rio Branco. De acordo com o texto, essa base servirá para a fiscalização da atividade pesqueira.

Pescadores

O PL apresentado por Denarium foi duramente criticado pela classe dos pescadores. Eles afirmaram que não houve qualquer tipo de estudo de impacto ambiental que embasasse o projeto do governador.

“O governador fez esse projeto sem nenhum tipo de audiência pública para perguntar a opinião da categoria dos pescadores profissionais”, criticou o presidente da Federação das Colônias de Pescadores de Roraima, Rafael Pinheiro em 2019.

Além disso, à época, Pinheiro disse que a aprovação do PL de Denarium causaria perda comercial aos pescadores profissionais nos valores de R$ 8 a R$ 12 por kg.

“Temos duas espécies do tucunaré, uma delas é a Açu, que é muito visada a nível nacional, pois varia de 30 centímetros a 1 metro. Hoje, são 4,3 mil pescadores registrados no Ministério da Agricultura”, declarou.

Ainda em 2019, Pinheiro avaliou que a pesca esportiva é a única beneficiada com a aprovação do projeto.

“Infelizmente o Governo nunca beneficiou a categoria e quando coloca um PL é para prejudicar a pesca artesanal. Vemos o Governo com maus olhos agora. Esperamos que resolvam isso”, encerrou.

Licença de dez anos

Em setembro, Denarium entregou uma licença de dez anos para que a empresa de Victor Vilanova, do Paraná, explore a pesca esportiva na região do Baixo Rio Branco.

Poucos dias depois, ribeirinhos denunciaram que o Governo não consultou as comunidades sobre a entrada do empresário na região.

Em contato com Vilanova, o empresário disse que a situação da empresa estava completamente regular e chamou os ribeirinhos de “vagabundos” por protestarem contra a autorização.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Canauini, Valdenir dos Santos, os ribeirinhos classificam a medida como “desrespeito”.

Favorecimento

No início desse mês, o empresário Jucelino Prado denunciou ao Roraima em Tempo que o presidente da Femarh, Ionilson Sampaio, se negou a assinar o pedido de renovação de licença.

Conforme Jucelino, ele atua com a pesca esportiva no Baixo Rio Branco há 21 anos e, a cada quatro anos, renova a licença.

No entanto, há seis meses a Femarh informou que perdeu o processo que autoriza a operação da empresa no local.

Dessa forma, o empresário disse que precisou refazer a documentação. Depois disso, o processo entrou em análise, mas foi novamente indeferido pela Femarh.

De acordo com Jucelino, o presidente da Femarh informou que não vai assinar a renovação. Para o empresário, o órgão quer favorecer outras empresas.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Javier prado

Será que e certo o tucunaré e um peixe predador na Venezuela era o peixe Nacional proibida sua pesca
Resutado ele estava depredando as otras especies
Ele mata até a piranhas
Foi liberado a pesca vocês vão ver a problemática que estão fazendo

1
0
Would love your thoughts, please comment.x