Aulas presenciais do Estado retornam dia 20 de setembro

Seed anunciou a data no início da noite desta segunda-feira

Aulas presenciais do Estado retornam dia 20 de setembro
Aulas serão realizadas de forma híbrida – Foto: Divulgação/Seed

As aulas presenciais da rede estadual de ensino retornam dia 20 deste mês. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seed) anunciou a data no início da noite desta segunda-feira (13).

Conforme informações do Governo, inicialmente retornam alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O retorno será para escolas da capital, do interior e de comunidades indígenas.

A Seed informou ainda que para o retorno das aulas presenciais, implantará novos hábitos nas escolas. São eles: uso obrigatório de máscara pelos estudantes e servidores, higienização das mãos, distanciamento social, horários diferenciados de recreio e outros.

Conforme o Governo, o retorno será no formato híbrido (que mescla o ensino presencial e remoto) e escalonado (por ano, turma, série e ou dias da semana) para as escolas da capital, interior e de comunidades indígenas.

De acordo com informações da Seed, cada escola organizará a quantidade de alunos por sala, turmas e o quadro de professores, reestruturando a carga horária de trabalho. Os pais que não se sentirem à vontade de enviar o estudante para a escola, deverão solicitar a continuidade do ensino remoto através de documento.

Alunos

De acordo com o Censo da Educação Básica, em Roraima existem 77.412 estudantes matriculados na rede estadual. No Ensino Médio são 17.132 estudantes na zona urbana dos municípios, 1.824 na zona rural e 2.407 em comunidades indígenas.

Na EJA, são 7.952 alunos, sendo 6.329 na zona urbana dos municípios, 148 na zona rural e 195 em comunidades indígenas. No geral, retornam presencialmente para a sala de aula agora 29.315 estudantes. Isso implica também uma maior circulação de pessoas utilizando os transportes públicos.

Na capital

Em contrapartida, a Prefeitura de Boa Vista retomou as aulas presenciais nesta segunda-feira (13), depois de um mês de preparo da rede de ensino municipal. Pais e alunos participaram de momentos de acolhimento antes do início das aulas.

Os estudantes estão indo às escolas de forma escalonada, mas os pais têm a opção de escolherem continuar com as aulas remotas.

O prefeito Arthur Henrique acompanhou o primeiro dia de aula em algumas escolas e disse que o momento foi planejado durante muito tempo, com as equipes acompanhando os casos de Covid-19 no município.

“O dia de hoje era muito aguardado pelo município. Viemos estudando este momento há muito tempo, acompanhando os números da pandemia em Boa Vista. A redução dos novos casos, da taxa de ocupação dos leitos e o avanço da vacinação permitiu que retomássemos as aulas com segurança. Vamos trabalhar com a metade da ocupação das salas para podermos garantir o distanciamento entre as crianças”, disse.

No interior

O município de Bonfim iniciou as aulas presenciais no dia 1º de setembro, enquanto a Prefeitura de Iracema anunciou que retomará as aulas no dia 6 de outubro. Por outro lado, os outros municípios ainda não se pronunciaram.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x