Escolas municipais: aulas presenciais retornam dia 13 de setembro

Prefeitura disponibilizará máscaras, álcool em gel, viseiras de proteção facial para retorno com segurança

Escolas municipais: aulas presenciais retornam dia 13 de setembro
Alunos de escola municipal em Boa Vista – Foto: Divulgação/PMBV

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Boa Vista serão retomadas no dia 13 de setembro. O anúncio foi feito pela prefeitura na tarde desta segunda-feira (2). Escolas municipais da capital estão sem aula presencial desde o dia 16 de março de 2020.

Para o retorno das aulas, as escolas seguirão os protocolos de segurança. As unidades irão disponibilizar máscaras para as crianças e toda equipe escolar, álcool em gel, assim como viseiras de proteção facial para os professores. Além disso, torres de álcool estarão nos ambientes de ensino.

“Sabemos que não basta apenas reabrir as escolas. Temos a consciência da importância de preparar as nossas crianças para voltar às salas de aula. Vamos conversar sobre como será o retorno, explicar como vai funcionar, reforçar todos os critérios de segurança contra a Covid-19 e sobre como tornar este retorno menos impactante para as crianças”, explicou o prefeito Arthur Henrique.

Diagnóstico

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Educação convocará alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, assim como os respectivos responsáveis. O chamado será a partir da próxima segunda-feira (9), para conversar sobre o retorno das atividades presenciais.

Os estudantes precisarão fazer uma avaliação de forma presencial e escalonada, seguindo todos os protocolos sanitários. 

O objetivo é reunir dados para um levantamento que vai identificar as dificuldades dos alunos nas disciplinas de português e matemática.

As equipes aplicarão as provas digitalmente, com questões de múltipla escolha correspondentes a cada ano do ensino fundamental, alinhado à Base Nacional Comum Curricular.

Conforme a Prefeitura, a prova terá duração de 1 hora por disciplina. O teste é adaptativo, ou seja, se o aluno não acertar as questões no nível de sua série, ele fará, automaticamente, questões das séries anteriores.

Por fim, o sistema realizará a sincronização das informações, alimentando simultaneamente o banco de dados. Assim chegará mais brevemente aos resultados.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, incentivou a participação de todas crianças nesse processo para se ter uma visão mais próxima da realidade.

“A Prova BV vai ajudar a escola a fazer um diagnóstico do conhecimento das crianças. Ela será essencial para que os professores possam planejar suas próximas aulas, visando à melhoria da qualidade do ensino. Pais, estimulem seu filho a fazer a avaliação, será muito importante para ele”, reforçou.

Recomendação do MPRR

O Ministério Público (MPRR) informou hoje (2) que recomendou às Secretarias de Educação do Governo de Roraima e da Prefeitura de Boa Vista que avaliem o retorno das aulas presenciais.

A recomendação ocorreu em reunião com representantes das secretarias de Educação, Saúde, bem como da Coordenação Estadual da Vigilância e Saúde.

Para o MPRR, é preciso discutir a volta das aulas presenciais e as escolas têm que observar as condições de segurança sanitária dos estudantes e de toda a comunidade escolar.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x