Cidades

Avó conquista guarda do neto com autismo após atendimento da DPE-RR

“A guarda mudou minha vida”. É assim que resume a dona de casa, Maria Sandra, após conquistar a guarda do neto Arthur, de 4 anos, por meio da Defensoria Pública do Estado de Roraima  (DPE-RR). Agora ela pode resolver questões que envolvem direitos fundamentais da criança, como acesso a tratamentos de saúde e busca por benefícios.

Vinda de Pacaraima para a capital, dona Maria cuidava de seu neto desde o nascimento. E, logo nos primeiros anos, ela e os pais da criança, já perceberam alguns sinais. Após uma série de exames, Arthur recebeu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Epilepsia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

“No começo, foi muito difícil, porque eu criei meus dois filhos sem esse tipo de desafio. O pai e a mãe do Arthur não aceitaram logo o diagnóstico. Mas eu sempre desconfiei que havia algo diferente nele”, explicou a avó.

Mutirão da Inclusão da DPE-RR

Os pais de Arthur se separaram com ele ainda muito novo. E ambos estão distantes de Roraima, deixando, assim, a responsabilidade da criança para a avó da criança.

Após enfrentar diversos obstáculos legais e dificuldades no cotidiano, a conquista foi possível graças ao atendimento prestado durante o Mutirão da Inclusão, ação promovida pela instituição para facilitar o acesso à justiça das Pessoas com Deficiência (PcD) e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foi por meio de amigos que ela soube dos atendimentos da Defensoria e participou do Mutirão da Inclusão. Lá, teve o suporte necessário para regularizar a guarda de forma consensual, com a autorização dos pais.

“A guarda mudou minha vida, porque além de eu conseguir a guarda dele, eu tenho uma proteção. Porque eles (os pais), uma hora eles estão aqui e depois não estão mais”, relata Maria.

Segundo a assessora jurídica Ana Santana, o caso superou diversos obstáculos, mas a atuação no Mutirão da Inclusão permitiu maior agilidade no processo.

“Apesar de ser a cuidadora principal, dona Maria não tinha respaldo legal, o que gerava uma série de limitações para a criança (…) O mutirão permitiu um atendimento mais humanizado, e conseguimos construir um acordo de guarda compartilhada, garantindo segurança jurídica para a família e o acesso imediato a direitos básicos”, explicou.

Ana destacou ainda a importância da atuação da Defensoria em casos como este, reforçando o papel social da instituição. “Esse caso, em especial, me tocou profundamente, pois tenho uma irmã atípica e convivo, diariamente, com os desafios enfrentados por famílias como a de dona Maria. Sei o quanto cada avanço é importante e o quanto ainda há a ser conquistado. Por isso, poder contribuir, mesmo que minimamente, para melhorar a vida dessas crianças e de quem cuida delas é algo que carrego com muito propósito e responsabilidade”, relata.

Atendimento

O serviço de guarda de crianças e adolescentes é permanente e feito diariamente na Defensoria Pública. Para receber atendimento, a população de Boa Vista pode entrar em contato pelo WhatsApp 95 2121-0264 ou procurar pessoalmente uma das unidades das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

No interior, a Defensoria está presente nos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Cantá, Iracema, Mucajaí, São Luiz, Pacaraima e Rorainópolis.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

11 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

12 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

13 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

14 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

15 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

15 horas ago