Boa Vista inicia vacinação contra dengue em crianças de 10 a 11 anos

Pontos de vacinação estão no Terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves e Parque Germano Augusto Sampaio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; é importante estar acompanhada dos responsáveis

Boa Vista inicia vacinação contra dengue em crianças de 10 a 11 anos
Foto: Divulgação PMBV

Crianças de 10 e 11 anos receberam as primeiras doses de vacina contra a dengue, a Qdenga, em Boa Vista. Inicialmente, a imunização ocorre em dois pontos fixos: Terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves e Parque Germano Augusto Sampaio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para garantir a imunização, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis munidos da caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF. Segundo o coordenador de saúde, Romildo Azevedo, é necessário que todas as crianças com 10 e 11 anos sejam vacinadas, mesmo quem já pegou dengue.

“Crianças que pegaram dengue devem aguardar seis meses para tomar a primeira dose e iniciar o esquema primário. Além disso, quem tomou o imunobiológico e adoeceu logo em seguida precisa esperar 30 dias para a segunda dose. Lembrando que o intervalo entre as doses é de, no mínimo, três meses”, disse.

Vacinado e protegido

Pais e responsáveis aproveitaram o início da vacinação em Boa Vista e levaram os filhos para imunização logo no primeiro dia. Conforme Neidiane Monteiro, mãe de Henrique Daniel, a família já pegou dengue. O que o marido ficou hospitalizado devido ao agravamento da doença.

“Agora, com meu filho tomando a vacina, fico mais tranquila em saber que ele começou a imunização. É muito importante meu filho seguir com a caderneta de vacina atualizada. Ele toma todas as vacinas e sempre estou atenta a isso. É um ato tão simples e que protege nossas crianças”, contou.

Confiante, o pequeno Henrique Daniel, 11 anos, está entre as primeiras crianças imunizadas na capital. “Não doeu nada a vacina. Foi só uma ‘picadinha’. Quando então eu chegar na escola vou falar para os meus amigos se vacinarem também para não ficarem doente com a dengue”, relatou.

Vacinação nas escolas

Além dos pontos fixos, a partir da próxima segunda-feira, 4, a vacinação passa a ocorrer nas escolas localizadas nos bairros de maior proliferação do mosquito Aedes aegypti: Santa Luzia, Jardim Tropical, Senador Hélio Campos e Laura Moreira, inicialmente. A imunização dos alunos ocorre mediante autorização assinada.

Primeiras doses de vacina

Por fim, o Ministério da Saúde enviou 13.840 mil doses da Qdenga a Boa Vista. O quantitativo do lote foi definido pela base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta primeira remessa, o município inicia a vacinação com 7 mil doses do imunobiológico. E assim, ampliar a quantidade conforme a adesão.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dênis Alcantara de Melo

Seria bom que, quando anunciasse um programa desse de vacinação, divulgassem também a bula das vacinas, para que as pessoas pudessem se informar o que está sendo inoculado em seus corpos.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x