Cães da Guarda Municipal ajudam no combate ao crime em Boa Vista

Ao contrário dos cães domésticos, os cães policiais são treinados até para embarcar na viatura de forma estratégica. Rotina dos animais garante saúde e rendimentos para as atividades

Cães da Guarda Municipal ajudam no combate ao crime em Boa Vista
Foto: divulgação/Semuc


Boa Vista conta com aliados especiais no patrulhamento da cidade: seis cães treinados que integram o canil da Guarda Civil Municipal. Luke, Thanos, Stark, Kratos, Tyrex e Pandora são os fiéis escudeiros do Grupo Tático Municipal (GTAM), auxiliando em policiamento ostensivo e na detecção de substâncias ilícitas.


Criado em 2007, o canil está localizado na sede do GTAM, no bairro Pricumã. Cinco dos cães são da raça Pastor Belga Malinois, conhecida por sua inteligência e agilidade, enquanto Pandora, a única fêmea do grupo, é uma híbrida da mesma raça com o Pastor Holandês. Juntos, eles formam um time de elite, preparado para atuar na segurança pública.


Disciplina e rotina rigorosa dos cães


O dia no canil começa cedo. Às seis da manhã, todas as baias são limpas e os cães recebem acompanhamento veterinário. Do mesmo modo, a alimentação tem planejamento minucioso, combinando ração seca e úmida com uma dieta hipercalórica para suprir o gasto de energia durante os treinamentos.

Tudo é pesado para garantir que os cães mantenham a forma ideal para suas atividades, pois o excesso de peso pode comprometer o desempenho e aumentar o risco de lesões. Os treinos são diários e ocorrem em uma área reservada do GTAM. Com disciplina, inteligência e preparo, esses cães são verdadeiros guardiões da cidade.

“Os cães praticam desde comandos básicos, como ‘senta!’, ‘fica!’ e ‘vem!’, até ordens mais complexas, que exigem total sintonia com os guardas. Além disso, uma vez por mês, todo o grupamento participa de um treinamento conjunto”, explicou o inspetor Gilberto Lopes.


Prontos para a ação


Ao contrário dos cães domésticos, os cães policiais são treinados até para embarcar na viatura de forma estratégica. “Durante o patrulhamento, trabalham por períodos de até duas horas, geralmente em horários de maior movimento na cidade. Apesar disso, possuem energia de sobra para atender a solicitações externas, principalmente em operações de detecção de substâncias ilícitas” disse Lopes.

Interação com a comunidade

Os cães do GTAM, além do trabalho operacional, também participam de eventos promovidos pela Prefeitura de Boa Vista como o “Prefeitura com Você”. Nessas ocasiões, eles fazem demonstrações de obediência e simulações de atuação em patrulhamento, divertindo crianças e adultos.


Por fim, a interação com o público, especialmente com as crianças, ajuda a aproximar a Guarda Municipal da comunidade e desperta o interesse dos pequenos pelo trabalho dos agentes de segurança. Para muitos, ver de perto a disciplina e a inteligência dos cães é um momento inesquecível.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x