Cidades

Cães da Guarda Municipal ajudam no combate ao crime em Boa Vista


Boa Vista conta com aliados especiais no patrulhamento da cidade: seis cães treinados que integram o canil da Guarda Civil Municipal. Luke, Thanos, Stark, Kratos, Tyrex e Pandora são os fiéis escudeiros do Grupo Tático Municipal (GTAM), auxiliando em policiamento ostensivo e na detecção de substâncias ilícitas.


Criado em 2007, o canil está localizado na sede do GTAM, no bairro Pricumã. Cinco dos cães são da raça Pastor Belga Malinois, conhecida por sua inteligência e agilidade, enquanto Pandora, a única fêmea do grupo, é uma híbrida da mesma raça com o Pastor Holandês. Juntos, eles formam um time de elite, preparado para atuar na segurança pública.


Disciplina e rotina rigorosa dos cães


O dia no canil começa cedo. Às seis da manhã, todas as baias são limpas e os cães recebem acompanhamento veterinário. Do mesmo modo, a alimentação tem planejamento minucioso, combinando ração seca e úmida com uma dieta hipercalórica para suprir o gasto de energia durante os treinamentos.

Tudo é pesado para garantir que os cães mantenham a forma ideal para suas atividades, pois o excesso de peso pode comprometer o desempenho e aumentar o risco de lesões. Os treinos são diários e ocorrem em uma área reservada do GTAM. Com disciplina, inteligência e preparo, esses cães são verdadeiros guardiões da cidade.

“Os cães praticam desde comandos básicos, como ‘senta!’, ‘fica!’ e ‘vem!’, até ordens mais complexas, que exigem total sintonia com os guardas. Além disso, uma vez por mês, todo o grupamento participa de um treinamento conjunto”, explicou o inspetor Gilberto Lopes.


Prontos para a ação


Ao contrário dos cães domésticos, os cães policiais são treinados até para embarcar na viatura de forma estratégica. “Durante o patrulhamento, trabalham por períodos de até duas horas, geralmente em horários de maior movimento na cidade. Apesar disso, possuem energia de sobra para atender a solicitações externas, principalmente em operações de detecção de substâncias ilícitas” disse Lopes.

Interação com a comunidade

Os cães do GTAM, além do trabalho operacional, também participam de eventos promovidos pela Prefeitura de Boa Vista como o “Prefeitura com Você”. Nessas ocasiões, eles fazem demonstrações de obediência e simulações de atuação em patrulhamento, divertindo crianças e adultos.


Por fim, a interação com o público, especialmente com as crianças, ajuda a aproximar a Guarda Municipal da comunidade e desperta o interesse dos pequenos pelo trabalho dos agentes de segurança. Para muitos, ver de perto a disciplina e a inteligência dos cães é um momento inesquecível.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

13 minutos ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

34 minutos ago

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

3 horas ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

4 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

6 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

6 horas ago