A Prefeitura de Boa Vista alterou o Calendário Tributário do Município (Catrim/23) Os contribuintes que deveriam pagar a primeira parcela do Imposto Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) no próximo dia 10 de maio. Contudo agora começam a pagar (cota única ou 1ª parcela), somente a partir do dia 12 de junho.
Dessa forma, os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão desconto de 10%. De acordo com o secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Vinicius, a mudança no calendário facilita a vida do contribuinte.
“O adiamento nas datas de vencimentos, tem como objetivo dar mais condições para o contribuinte quitar seus débitos com a prefeitura. Em vista que o primeiro semestre de cada ano é um período conturbado para as finanças pessoais. Isso só foi possível devido ao bom planeamento da gestão e o compromisso do prefeito Arthur com os contribuintes”, explicou Vinicius.
Arrecadação 2023
Assim, a previsão é arrecadar R$ 51 milhões, recursos destinados para a educação (25%), saúde (16,5%) e à assistência social (5%). O valor restante é utilizado para despesas diversas e obras do município. Como a manutenção de praças, ruas, drenagem e outras despesas administrativas.
Isenção dos impostos: Os contribuintes que desejam solicitar isenção do IPTU referente ao exercício de 2023 devem formalizar o pedido até o dia 30 de junho de 2023. Quem tem direito são os aposentados ou pensionistas que sejam proprietários de único imóvel com renda familiar de R $4.550,60.
A outra opção é a isenção por área, quando o contribuinte possui um único imóvel com área edificada de até 60m² em terreno com no máximo 500m². Logo, a solicitação pode ser feita online ou presencial na sede da secretaria, localizada na Rua Coronel Pinto, 188, Centro. .
Envio dos boletos
Por fim a partir da 2ª quinzena deste mês, os Correios começarão entregar os boletos nas residências. Contudo se preferir, os contribuintes podem emitir diretamente do site da prefeitura através do link https://boavista.saatri.com.br/Inicio. É só digitar o CPF e o número de inscrição do imóvel.
Fonte: Da Redação