Cidades

Calor intenso aumenta o risco de ataque das abelhas

No período de verão, com o aumento significo das temperaturas, o metabolismo das abelhas acelera. Assim, elas ficam mais agitadas e na defensiva. No entanto, a maior circulação desses insetos em centros urbanos gerado preocupação. É o que mostra reportagem da TV Imperial.

O verão favorece a enxameação, fenômeno em que parte da colmeia se desloca em busca de um novo local para se instalar. Isso ocorre devido ao calor intenso e às alterações no ciclo das plantas, que afetam a oferta de flores.

Durante esse processo, os enxames costumam pousar temporariamente em árvores, telhados, muros, postes ou estruturas próximas a residências, escolas e prédios públicos.

Nesses casos, de acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR), Armando Lira, a orientação é que ligue imediatamente para a corporação pelo telefone 193.

“Na verdade, nunca é interessante que a pessoa faça a retirada do enxame. O correto é acionar os bombeiros e, então, a guarnição vai até o local para analisar a situação do enxame. Posteriormente, a equipe fará a retirada do enxame, ou então solicitará apoio de outras instituições responsáveis para solucionar esse problema com segurança”, afirmou o militar.

Como agir ao encontrar um enxame?

A principal orientação é manter a calma e não se aproximar. Não se deve, em hipótese alguma, tentar remover, espantar ou provocar o enxame, nem utilizar fogo, água, inseticidas ou objetos improvisados. Essas atitudes aumentam consideravelmente o risco de ataques. 

“Chegou em casa e percebeu que há um enxame, saiba que sempre terá risco. Porque elas podem atentar contra a tua vida, ou contra a dos seus familiares ou animais. Então, toda situação que o enxame estiver na sua casa, ou passando por ela em uma fase transitória, ligue 193 para acionar o Corpo de Bombeiros”, destacou o tenente.

Em caso de ataque

Se houver ataque, a recomendação é afastar-se rapidamente do local, proteger regiões sensíveis do corpo, como rosto, cabeça e pescoço, e buscar abrigo seguro. Pessoas com histórico de alergia a picadas devem procurar atendimento médico com urgência, pois mesmo uma única ferroada pode provocar reações severas.

Preservação e responsabilidade

As abelhas são essenciais para o equilíbrio ambiental e para a produção de alimentos, sendo responsáveis pela polinização de grande parte das plantas. Por isso, mesmo em situações de risco, a eliminação dos enxames não é recomendada. O manejo correto e o resgate por profissionais capacitados garantem a segurança das pessoas e a preservação desses insetos tão importantes para a natureza.

Fonte: TV Imperial

Tiago Côrtes

Recent Posts

Câmara dos Deputados aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte

UFEsporte terá sede em Brasília. Proposta segue para o Senado

47 minutos ago

‘Chame’ alerta contra importunação e assédio sexual durante a folia

Centro Humanitário de Apoio à Mulher da Assembleia intensifica ações de conscientização e orientação para…

2 horas ago

Projeto aumenta pena para crime de trabalho escravo em áreas de garimpo ilegal

Para virar lei, proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado

3 horas ago

Sesi Roraima abre matrículas para o projeto ‘Arte Jovem’

Atividades já iniciaram e inscrições estão abertas na Secretaria do Centro de Cultura, Esporte e…

4 horas ago

Carnaval: 80% das mulheres temem assédio e quase metade já foi vítima

Pesquisa do Instituto Locomotiva investigou comportamentos no carnaval

5 horas ago

Alvará para construção de conjunto habitacional no bairro Jardim Floresta é cancelado após denúncias de irregularidades

Para retomar a obra, construtora responsável deverá obter licença ambiental e regularizar o Estudo de…

5 horas ago