Cidades

Cantor Neuber Uchôa recebe título de padrinho em campanha ‘Meu Pai Tem Nome’ da DPE-RR

O cantor Neuber Uchôa recebeu o título de padrinho da campanha ‘Meu Pai Tem Nome’ promovida pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).

A campanha ocorre no âmbito nacional e tem como objetivo  reduzir o número de casos de filhos e filhas sem o nome do pai na certidão de nascimento por meio de uma ação para reconhecimento de paternidade bem como atividades de educação em direitos. A programação é voltada à efetivação do direito fundamental de filiação.

Conforme o cantor e compositor, é uma honrar fazer parte da iniciativa. “Eu me sinto honrado de ser padrinho de uma campanha tão especial, que traz à tona a importância desse papel que impacta tantas vidas ao mesmo tempo, sobretudo, das crianças e adolescentes tão vulneráveis e carentes de afeto, atenção e cuidados. Eu vejo a paternidade como uma grande oportunidade de melhorar como pessoa, se fortalecer, encontrar a felicidade plena e aprender a amar incondicionalmente” disse.

O apadrinhamento

Do mesmo modo, o defensor público-geral, Oleno Matos explicou que a ideia é  potencializar o discurso de conscientização sobre paternidade.

“Precisamos levar a mensagem dessa campanha para as famílias da capital e, por meio da arte, teremos a sensibilização a nosso favor. Logo, o reconhecimento de paternidade é muito além de apenas um sobrenome registrado, ele tem o poder de transformar vidas”, disse.

Além disso, o tema da paternidade é tão relevante, que em julho deste ano, ocorreu a instituição da Lei nº 14.623. Assim, a norma cria o Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável, comemorado em 14 de agosto.

Sobre o cantor Neuber Uchôa

Neuber nasceu em em 1959 em Boa Vista, capital de Roraima. Ele começou  a cantar em programas de auditório aos três anos. E, então aos aos 13, quando sua voz começou a mudar, resolveu aprender a tocar violão, passando a compor a sério a partir dos 18 anos.

Já em 1984 Uchôa se juntou aos artistas Zeca Preto e Eliakin Rufino para uma série de shows, nascendo ali o Movimento Roraimeira, que valorizou o regionalismo, por meio do resgate e da mistura das sonoridades indígena, caribenha e da música de raiz brasileira.

Com mais de uma dezena de discos na bagagem, entre álbuns solo e em parceria com outros artistas, Neuber Uchôa é um dos patrimônios vivos da música roraimense e amazônica, chegando a fazer de sua própria casa um centro cultural na cidade de Boa Vista.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

7 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

10 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

10 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

12 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

13 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

13 horas ago