Foto: Divulgação Semuc
Para garantir desenvolvimento e a geração de renda nas áreas rural e indígena de Boa Vista, a Prefeitura fortalece a agricultura familiar do município ao longo dos anos. Isso por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).
Com assistência técnica, fornecimento de fertilizantes e disponibilização de máquinas e implementos, o compromisso com o trabalhador do campo é garantia em todas as etapas de produção. Inclusive no escoamento.
Do mesmo modo, o apoio no transporte vai da produção até a área urbana. Com isso, a Prefeitura facilita a comercialização dos produtos, contribuindo que os agricultores tenham acesso a mercados justos e competitivos. Segundo o secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a gestão municipal fomenta todas as etapas da atividade agrícola.
“É importante ressaltar o apoio na limpeza do solo, destoca, incorporação do calcário, aragem, nivelamento de solo, plantio, colheita de grãos, transporte e escoamento da produção até o local da comercialização. O que nós temos aqui hoje é exatamente isso, a finalização da produção, com a colheita. O caminhão da prefeitura à disposição do agricultor leva esses produtos até o ponto de venda”, disse.
Atualmente, o PMDA conta com 1.615 famílias já atendidas e 142 equipamentos. Isso entre tratores, implementos agrícolas, caminhões, pás carregadeiras, escavadeiras, patrola, a disposição da agricultura familiar.
Outra iniciativa são os sistemas de irrigação com energia fotovoltaica, implantados nas comunidades indígenas e zona rural. Ela permite a produção de diversas culturas durante todo o ano.
Ao disponibilizar veículos para transportarem a produção até o comprador, a Prefeitura auxilia na redução de um custo operacional significativo, que é o valor de frete. Com isso, há maior lucratividade ao agricultor.
De acordo com o produtor da região Novo Passarão, Aberlon Sales, o resultado da sua lavoura de melancia e melão atingiu a marca de cinco toneladas. Agora, o caminhão disponibilizado pela Prefeitura escoa a colheita até o comprador.
“Se não fosse o apoio da prefeitura, a situação seria complicada, pois teríamos que pagar frete para levar o meu produto até a cidade e tudo ficaria mais caro. Esse suporte fortalece o nosso trabalho. Estamos colhendo melancia no verão, sem depender da chuva. Só conseguimos isso porque o sistema de irrigação com energia fotovoltaica instalado pela prefeitura, deu condições de molhar o meu plantio”, contou.
Fonte: Da Redação
Escolha foi feita em reunião do comitê gestor do Programa Selo Verde Brasil
Genomas foram extraídos de esqueletos encontrados no abrigo rochoso de Takarkori, no sudoeste da Líbia
Atenção aos preços, qualidade dos produtos e outras medidas importantes vão garantir boas relações de…
Vítima estava trabalhando na instalação de equipamentos de luzes para uma festa que ocorreria neste…
Contribuições podem ser feitas por qualquer pessoa até 9 de maio, por meio da plataforma…
Conforme o edital, 80% da carga horária será ofertada de forma remota e 20% por…