Com espetáculo que exaltou força de Maria Bonita, ‘Garranxê’ se consagra campeã na categoria especial do Concurso de Quadrilhas do Boa Vista Junina 2023

Quesitos julgados pelos avaliadores foram animação, animador, coreografia, casal de noivos, entrada, figurino, criatividade, tema e repertório; confira as vencedoras das outras categorias

Com espetáculo que exaltou força de Maria Bonita, ‘Garranxê’ se consagra campeã na categoria especial do Concurso de Quadrilhas do Boa Vista Junina 2023
Vencedora do Concurso de Quadrilhas na categoria Especial, Garranxê – Foto: Ian Vitor Freitas

Boa Vista Junina 2023 realizou na manhã deste domingo (25), a apuração das notas dos grupos que se apresentaram durante a semana. Ao todo, 28 grupos participaram do Concurso de Quadrilhas.

Os quesitos julgados pelos avaliadores foram animação, animador, coreografia, casal de noivos, entrada, figurino, criatividade, tema e repertório.

Receberam troféus as 3 primeiras quadrilhas colocadas no concurso do grupo Especial, 1º e 2º de Acesso, e 1º e 2º do Emergente.

“Muitos grupos se empenharam por seis meses para poder se apresentar no Boa Vista Junina e hoje, com o resultado da apuração, sai a campeã e assim selando esse Boa Vista Junina […] as quadrilhas hoje estão de alto nível, surpreendendo a cada apresentação, melhorando o nível a cada ano. Foi realmente um grande espetáculo este ano”, destacou o presidente da Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj), João da Cruz.

Confira os campeões de cada divisão:

Especial

A grande campeã do Concurso de Quadrilhas na categoria Especial foi a Garranxê, com 89,8 pontos. O grupo fez um lindo espetáculo exaltando e valorizando a força de um dos grandes ícones femininos da cultura nordestina, a Maria Bonita. Além de incentivar as mulheres do mundo moderno a serem livres de pressões psicológicas e tudo que as prendam no medo.

Emocionada, a presidente da Garranxê, Karina agradeceu às outras quadrilhas participantes e relembrou trajetória até a tão sonhada vitória. Além do troféu, o grupo também ganhou uma viagem para Brasília para participar do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas que ocorre entre os dias 28 e 30 de julho.

“Em muitos anos nós aplaudimos vocês campeãs e hoje eu agradeço a todos vocês por estarem batendo palmas, porque nós fomos campeãs […] Por muitos anos nós lutamos para levantar a Garranxê e esse é o nosso momento. Nós falamos daquilo que a gente mais sabe fazer, que é a Maria Bonita, é o Cangaço”, frisou.

Em 2º ficou a Eita Junino, com 89,6 pontos. Com o tema “No Picadeiro da vida, a Eita te convida para dançar”, o grupo levou ao público um pouco da magia circense às festas de São João.

Amor Caipira foi a 3ª colocada. Com o tema “Nossa Terra é quente de amor e Fé”, o grupo levou ao tablado a história de um nordestino sofrido, um vaqueiro chamado Vicente, que mesmo com a morte do pai e a vida difícil na caatinga, vê uma esperança de dias melhores ao reencontrar seu grande amor de infância: A Rosinha.

Acesso

Equipe da quadrilha campeão no grupo de Acesso – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

A quadrilha vencedora do grupo de Acesso foi a Escola Forrozão, com 79,1 pontos. O grupo levou ao público ao público a história do grande mito Makunaima, o filho do Sol e da Lua, que protege a vida dos povos da floresta e luta contra a degradação do meio ambiente.

A presidente da Escola Forrozão, Katiciane Colares, contou um pouco sobre a emoção da equipe se consagrar campeã da categoria.

“É uma sensação muito incrível e gostosa de se sentir. Foram seis meses muito bem trabalhadas as dificuldades, o desempenho até o ensaio. É uma sensação incrível. A gente não tem como descrever essa sensação”, disse.

Em 2º lugar ficou a Namoro Caipira, com 78,9 pontos. O grupo mostrou no tablado do Boa Vista Junina com a arte da dança que muitos podem ser como uma fênix e renascer todos os dias.

A Tradição Macuxi foi a 3º colocada do concurso, com 78,5 pontos. O grupo levou para a arena o tema “Lendas e Mitos do Monte Roraima”, destacando um dos mais belos pontos turísticos do estado, suas belezas e encantos.

Emergente

Quadrilha campeã do grupo Emergente – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

Do grupo Emergente, a quadrilha campeã foi a Evolução Junina, com 87,5 pontos. Com o tema “Não existe fim para aquele que acredita em recomeço”, o grupo, criado em 2019, emocionou o público do Maior Arraial da Amazônia, com uma apresentação cheia de fé e muitas homenagens.

O presidente da Evolução Junina, Elivaldo Saldanha disse que estava confiante no bom trabalho do grupo. Para ele, o sentimento é de gratidão e orgulho.

“Para quem estava assistindo, viu que foi acirrado. Teve uma hora que a gente pensou que a gente não ia estar nesse pódio. Mas o trabalho foi bem feito. A gente estava confiante do nosso trabalho e creio eu que não só a gente que estava confiante, mas o público que assistiu sabia que a gente estava dando o nosso melhor”, falou.

A 2ª colocada no Concurso de Quadrilhas na categoria Emergente foi a São Vicente, com 87,1 pontos. Com o tema “Junho, o mês festeiro chegou”, o grupo valorizou a cultura popular através das danças do São João.

Coração do Sertão ficou em 3º lugar.  Com o tema “Meu Coração é do Sertão”, o grupo do município de São Luiz contou os desafios e conquistas do povo sertanejo em busca de uma vida melhor.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x