As comunidades indígenas inseridas nos limites do município participaram da reunião para revisão de Plano Diretor de Boa Vista. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (10) na comunidade Campo Alegre, cerca de 50 quilômetros da área urbana da cidade. O objetivo é a contribuição de toda a população para um desenvolvimento sustentável da cidade pelos próximos dez anos.
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, a reunião contou com a participação de lideranças das comunidades de Lago Grande, Vista Alegre, Akaan, Milho, Vista Nova, Três Irmãos, Campo Alegre, Darôra, São Marcos, bem como Reino de Deus, Mauixi e Bom Jesus.
O arquiteto do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Henrique Barandiê, assim como a engenheira ambiental Giovanna Cavalcanti conduziram a conversa.
“O Plano Diretor é um instrumento fundamental para orientar o crescimento e a organização do município. É essencial que todas as partes interessadas, incluindo as comunidades indígenas, estejam envolvidas no processo de revisão, a fim de garantir que suas perspectivas, necessidades e aspirações sejam levadas em consideração”, explicou Barandiê.
Dessa forma, os representantes das comunidades apresentaram demandas específicas e compartilharam perspectivas sobre o desenvolvimento do município.
O tuxaua da comunidade Vista Alegre, Dinarte Pereira, destacou a importância da participação dos indígenas para revisão do plano diretor.
“Também fazemos parte do município de Boa Vista e devemos estar dentro desse planejamento, buscando melhorias para nossas comunidades. É uma oportunidade de ser ouvido e dar a sua opinião. Temos esse direito e devemos aproveitar”, pontuou.
A próxima reunião comunitária ocorrerá neste sábado (13), com os produtores rurais da região do Projeto de Assentamento (P.A) Nova Amazônia.
Além disso, no período da manhã, às 09h, as equipes do IBAM e da Prefeitura estarão na Escola Municipal Aureliano Soares da Silva, P.A Nova Amazônia 1, região do Truaru. Da mesma forma, no período da tarde, às 14h, a reunião será na Escola Municipal José Davi Feitosa Neto, P.A Nova Amazônia, região do Murupu.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido