
A Polícia Federal (PF) publicou a autorização do concurso público para o provimento de mil vagas para o quadro de pessoal. Elas estão divididas em delegado (120), perito criminal (69), agente (630), escrivão (160) e papiloscopista (21). O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições é de até seis meses.
Conforme a PF, os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, assim como o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, anunciaram em janeiro a autorização para as outras mil vagas. Após decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a publicação está prevista para 2026.
De acordo com Lewandowski, a medida é a prioridade para a gestão. “Serão 2 mil policiais federais distribuídos por todo o Brasil e que serão muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, disse.
Plano Especial de Cargos do concurso da PF
Em dezembro de 2024, houve autorização para a realização de concurso público. Sendo a proposta para o provimento de 192 cargos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal, conforme a Portaria MGI nº 9.363/2024. Com isso, a divulgação dos editais de ambos os concursos, acontecerá em breve.
Fonte: Agência Gov