Documento de veículo vencido em 29 de março deste ano pode ser pago até amanhã sem necessidade de vistoria

Período de 29 de março a 27 deste mês totaliza 90 dias, que é o tempo que proprietários de veículos têm para pagar. Após esse período de três meses, o condutor terá que agendar a vistoria do veículo

Documento de veículo vencido em 29 de março deste ano pode ser pago até amanhã sem necessidade de vistoria
Fachada do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima – Foto: Ascom Detran-RR

Proprietários de veículo com placas de Roraima, cujo prazo limite para o pagamento do licenciamento venceu em 29 de março deste ano, pode fazê-lo até este sábado, 27, sem necessidade de vistoria.

O período de 29 de março a 27 deste mês totaliza 90 dias, que é o tempo que proprietários de veículos têm para pagar. Após esse período de três meses, o condutor terá que agendar a vistoria do veículo.

O diretor da Diretoria de Controle de Condutores e Veículos do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR), José Raimundo Rodrigues, destacou que o Licenciamento trata-se de um processo obrigatório com renovação anual, conforme prevê a portaria nº 619/2022. 

“Pagando o licenciamento dentro do prazo de 90 dias, o proprietário não precisa agendar, pagar e fazer a vistoria veicular. Sendo assim, está apto para emitir o CRLV [Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo], comprovando que tudo está em dia, inclusive o pagamento do IPVA, multas e eventuais débitos. Além disso, também garante que o veículo esteja em condições de circular pelas vias”, disse.

Conforme o documento, a justificativa para a vistoria é verificar a autenticidade do carro, bem como a documentação. Além de saber se o carro está com os equipamentos funcionais.

Para emitir o licenciamento do seu veículo em Roraima (CRLV-e), basta acessar o site do Detran Roraima ou utilize o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. 

O que acontece quando o licenciamento está atrasado?

Caso o motorista caia em uma blitz e o documento do veículo esteja atrasado, ele arcará com uma multa de R$293,47.

A infração é considerada gravíssima e, além da multa, o motorista ainda terá sete pontos adicionados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Também é possível que o veículo seja levado ao pátio do Detran, podendo ser retirado após quitar os débitos existentes.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x