Cidades

Conforto e acessibilidade: Arthur Henrique entrega novas vans adaptadas para abrigos e Cras Itinerante de Boa Vista

O prefeito Arthur Henrique (MDB) entregou nesta quinta-feira (27) três novas vans para o serviço de acolhimento institucional de crianças e idosos da capital e para o Cras Itinerante. Cada setor receberá um veículo, que conta com sistema de elevador, ar-condicionado, fixadores e cintos de segurança.

As vans serão usadas para garantir uma locomoção segura e adequada, além de auxiliar na realização de atividades externas referentes aos serviços dos abrigos e Cras.

“Vamos conseguir levar eles para praças públicas. As crianças do nosso abrigo vão poder ir às sessões de cinema. Tudo isso reflete na vivência em outros lugares da cidade. A prefeitura vem investindo com recursos próprios, e é dessa forma que a gente vai fazendo a gestão”, destacou o prefeito.

Para a secretária municipal de Gestão Social (Semges), Natália Cortez, a entrega dos veículos representa melhoria no transporte especializado. Quem se beneficia com a novidade são as Pessoas com Deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida.

“É uma entrega muito especial. A van é adaptada, podendo levar até três cadeiras de rodas ao mesmo tempo, além de espaços também para crianças que não são PCDs e idosos que não são PCDs. Então é um grande avanço no serviço, garantindo a inclusão e acessibilidade para essas pessoas”, informou.

Foto: Ian Vitor Freias/Roraima em Tempo

Qualidade no serviço

Além de bem-estar e qualidade de vida, todas as crianças e idosos dos abrigos têm atendimento médico, nutricional e psicossocial garantidos.

A gerente do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, Vanessa Pinheiro, destacou que além dos idosos e crianças, as vans vão ajudar a transportar as equipes profissionais.

“O Cras Intenerante atende toda a área rural do município de Boa Vista, bem como as 17 comunidades indígenas. A cada 15 dias, nossa equipe se desloca em cada polo. E a van vem para facilitar ainda mais os nossos serviços, o nosso deslocamento, e também as nossas atividades no interior”, salientou.

O CRAS Itinerante promove a inclusão e o bem-estar nas comunidades indígenas e na zona rural. Ao todo, o serviço atende mais de 3.500 pessoas.

Cuidado, lazer e proteção para os moradores

No Serviço de Acolhimento Institucional de Longa Permanência para Idosos (SAILPI), as equipes (de 53 profissionais) trabalham com 10 idosos.

Já no serviço de Acolhimento Infantil Condomínio Pedra Pintada (SAICPP), cerca de 40 crianças contam com o apoio de 65 profissionais.

Por Ian Vitor Freitas

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Amazonas planeja construir novo Bumbódromo em Parintins

O plano é licitar a obra no ano que vem e iniciá-la em janeiro de…

11 horas ago

Lancha da Fundação de Meio Ambiente tomba na BR-174

Acidente aconteceu logo após o viaduto que fica no anel viário no sentido Boa Vista-Manaus

12 horas ago

Prefeitura vai iniciar construção do novo prédio da UBS Mariano de Andrade, no Caranã

Unidade será fechada para o início das obras a partir de segunda-feira, 1º de julho…

12 horas ago

Caixa lança linha de crédito para transformação digital de estados e municípios

Entes públicos terão acesso a financiamento para projetos relacionados a tecnologia e inovação pelo FINISA

13 horas ago

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 110 milhões

Apostas podem ser realizadas até às 19h, no horário de Brasília, do dia do sorteio;…

15 horas ago

Festival cultural e literário marca encerramento das aulas do semestre em escola municipal

A Escola Municipal Newton Tavares promoveu o festival “Somos Amazônia, Somos América, Somos Brasil “,…

17 horas ago