Foto: Ascom/DPE-RR
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) inicia nesta segunda-feira, 24, a última ação do ano com a Carreta dos Direitos. O atendimento segue até sexta-feira, 28, das 8h às 14h, por ordem de chegada. A unidade móvel está estacionada no bairro Conjunto Cidadão, na rua CC-07, esquina com HC-12, sem número. Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identificação (RG e CPF), comprovante de residência e toda a documentação relacionada ao atendimento que deseja buscar.
Ao longo de 2025, a unidade móvel percorreu diversos bairros da capital e municípios do interior, levando serviços essenciais de cidadania à população. A iniciativa busca aproximar ainda mais a instituição das comunidades, oferecendo atendimento amplo e gratuito em várias áreas.
Nesta edição, serão ofertados serviços como emissão de segunda via de certidões (nascimento e casamento), atendimentos cíveis relacionados ao direito de família, ações de alimentos, assim como divórcio, união estável, guarda, curatela e tutela, além de atendimentos na área criminal.
Conforme orientação, tutores de cães e gatos também poderão solicitar a documentação do pet pelo serviço Sinpatinhas, basta ter cadastro na plataforma Gov.br, levar uma foto do pet e a documentação pessoal do responsável pelo animal.
Entre os órgãos parceiros, estão a Receita Federal com serviços voltados ao CPF; o Instituto de Identificação com a emissão da 1ª e 2ª via do RG, a partir dos 10 anos de idade; a Justiça do Trabalho Itinerante; a Vara da Justiça Itinerante com demandas de Registro Público; o Sebrae com orientações para empreendedores; o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com cadastro e atualização do CadÚnico somente na quinta-feira (27); a Justiça Federal somente na sexta-feira (28); o INSS na quinta (27) e sexta-feira (28) e o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE) com orientações.
Conforme afirmou o coordenador da DPE Itinerante, Regis Braga, “a iniciativa reforça o compromisso da Defensoria em estar mais próxima da população. Por meio do programa Defensoria Itinerante, superamos barreiras geográficas e dificuldades de locomoção ou acesso virtual, levando atendimento humanizado, rápido e totalmente gratuito. Convidamos especialmente os moradores do Conjunto Cidadão a aproveitarem a última edição da Carreta dos Direitos”, afirmou
A Defensoria Itinerante também estará de 24 a 28 de novembro, no Instituto de Educação de Roraima (IERR), das 8h às 12h. A orientação é que os moradores compareçam munidos de seus documentos pessoais e dos materiais referentes às demandas. A ação integra as estratégias da instituição para ampliar o acesso à justiça e facilitar o atendimento à população.
Fonte: Da Redação
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca