Foto: ASCOM/DPERR
A iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), em parceria com a Vara da Justiça Itinerante, busca através do mutirão, acolher e garantir dignidade a pessoas trans e travestis, oferecendo atendimento gratuito para retificação de nome e gênero no registro civil.
Dessa forma, o “Transformando Identidades”, acontece no Fórum da Cidadania. Localizado na Avenida Glaycon de Paiva, 550, Mecejana, até a sexta-feira, dia 13 de junho, das 8h às 14h.
De acordo com a defensora pública Nicole Farias, que atua na organização da ação, não é necessário realizar inscrição prévia para participar do mutirão. “Quem comparecer durante o período da ação, portando CPF, RG, comprovante de residência e título de eleitor, será atendido normalmente”, explica.
Além disso, procedimento de retificação é simples e baseado na livre manifestação de vontade da pessoa interessada, sem a necessidade de testemunhas. “Para alterar o prenome e o gênero no registro civil, não é necessário apresentar testemunhas, nem qualquer laudo médico ou psicológico. Basta o desejo do cidadão”, reforça Nicole.
Contudo, no caso de menores de 18 anos, o requerente precisa da autorização formal dos pais ou responsáveis legais, por vídeo ou por manifestação escrita.
Criado para garantir efetividade e rapidez no processo de retificação, o “Transformando Identidades” está na sua segunda edição anual consecutiva, mas o serviço também acontece de forma permanente pela Defensoria Pública.
“Quem não conseguir ser atendido durante o mutirão, pode procurar a Defensoria em qualquer período do ano. Esse é um direito garantido, e nós temos o compromisso de promovê-lo de forma contínua, como parte da nossa missão de defesa dos direitos humanos e dos grupos em situação de vulnerabilidade”, conclui a defensora.
Para solicitar atendimento, basta enviar mensagem para o WhatsApp 95 2121-0264, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou comparecer na sede Cível, na avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro. No interior, o atendimento ocorre em todas as comarcas.
Fonte: Da Redação
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…