Cidades

DPE-RR realiza mutirão para retificação de documentos de pessoas trans e travestis

A iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), em parceria com a Vara da Justiça Itinerante, busca através do mutirão, acolher e garantir dignidade a pessoas trans e travestis, oferecendo atendimento gratuito para retificação de nome e gênero no registro civil.

Dessa forma, o “Transformando Identidades”, acontece no Fórum da Cidadania. Localizado na Avenida Glaycon de Paiva, 550, Mecejana, até a sexta-feira, dia 13 de junho, das 8h às 14h.

De acordo com a defensora pública Nicole Farias, que atua na organização da ação, não é necessário realizar inscrição prévia para participar do mutirão. “Quem comparecer durante o período da ação, portando CPF, RG, comprovante de residência e título de eleitor, será atendido normalmente”, explica.

Além disso, procedimento de retificação é simples e baseado na livre manifestação de vontade da pessoa interessada, sem a necessidade de testemunhas. “Para alterar o prenome e o gênero no registro civil, não é necessário apresentar testemunhas, nem qualquer laudo médico ou psicológico. Basta o desejo do cidadão”, reforça Nicole.

Contudo, no caso de menores de 18 anos, o requerente precisa da autorização formal dos pais ou responsáveis legais, por vídeo ou por manifestação escrita.

Atendimento do Mutirão

Criado para garantir efetividade e rapidez no processo de retificação, o “Transformando Identidades” está na sua segunda edição anual consecutiva, mas o serviço também acontece de forma permanente pela Defensoria Pública.

“Quem não conseguir ser atendido durante o mutirão, pode procurar a Defensoria em qualquer período do ano. Esse é um direito garantido, e nós temos o compromisso de promovê-lo de forma contínua, como parte da nossa missão de defesa dos direitos humanos e dos grupos em situação de vulnerabilidade”, conclui a defensora.

Para solicitar atendimento, basta enviar mensagem para o WhatsApp 95 2121-0264, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou comparecer na sede Cível, na avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro. No interior, o atendimento ocorre em todas as comarcas.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Prefeitura de Boa Vista recebe troféu por trabalho na gestão previdenciária de Boa Vista

Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade

10 minutos ago

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses

1 hora ago

Justiça condena empresário que foi flagrado com 103kg de ouro ilegal dentro de carro em Roraima

Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista

1 hora ago

Casal desaparece em Rorainópolis e carro é encontrado incendiado

Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…

2 horas ago

Blitz alerta motoristas sobre direção responsável nas festas de fim de ano em Boa Vista

Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14

2 horas ago

Bandeiras tarifárias começam a valer dia 1º janeiro; saiba como vai funcionar

Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…

3 horas ago