É hoje! ‘Maior Paçoca do Mundo’ será servida neste sábado

Expectativa é servir 25 mil pessoas e superar os 1.131 Kg da edição passada

É hoje! ‘Maior Paçoca do Mundo’ será servida neste sábado
A Maior Paçoca do Mundo é patrimônio cultural de Boa Vista – Foto: Diane Sampaio/Semuc/PMBV

Chegou o grande dia de quebrar o 7º recorde da Maior Paçoca do Mundo no Boa Vista Junina 2023. Será neste sábado, 24, a partir das 19h30. A expectativa é servir 25 mil pessoas e superar os 1.131 Kg da edição passada. Na preparação foram utilizados 800 Kg de carne seca, assim como 500 Kg de farinha, 88 Kg de cebola e 30 litros de óleo. Este ano também será servida a “dupla paçoca com banana”.

Para quem não vai perder esse momento, o primeiro processo será a pesagem, em seguida as porções serão embaladas e distribuídas para a população.

“Todos os anos essa mesma expectativa. Sabe aquela emoção das quadrilhas na arena junina? Sentimos aqui na Casa de Farinha quando chega o momento de pesar e o resultado. Já deixo o convite para a população vir provar e aprovar nossa paçoca”, ressaltou o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

Casa de Farinha – Desde o primeiro dia de festa o espaço está todo decorado para que o público conheça o local da iguaria oficial do Maior Arraial da Amazônia. A casa é uma réplica daquelas encontradas em áreas rurais e indígenas com elementos como forno, bem como prensa, armários com panelas de alumínio e de barro, além da balança para pesagem.

Além disso, os visitantes encontram ainda uma exposição fotográfica na Casa de Farinha, uma espécie de memorial da evolução desde 2015 até 2022.

‘Maior Paçoca do Mundo’ e a damorida são patrimônios culturais

Em novembro do ano passado, a Câmara Municipal de Boa Vista o Projeto de Lei (PL) que declarou a “Maior Paçoca do Mundo” e a damorida como patrimônios culturais e imateriais do município.

O responsável pela proposta foi o vereador Bruno Perez (MDB), que destacou que a lei valoriza ainda mais a cultura de Roraima.

“Fiquei feliz, isso mostra que temos pratos que são o orgulho do povo e que podem ser mais valorizados pelos cozinheiros, chefs, merendeiras, garçons. Além da história e cultura, nós temos orgulho do que é nosso. Eu como ‘roraimado’, é uma pequena contribuição para a valorização do nosso povo […]” disse.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x