Em audiência pública, Prefeitura encerra discussões para revisão de propostas do Plano Diretor

No encontro, a população teve a oportunidade de levar demandas de diversas regiões, em busca de uma melhor qualidade de vida

Em audiência pública, Prefeitura encerra discussões para revisão de propostas do Plano Diretor
Audiência pública na praça Fábio Marques Paracat – Foto: PMBV/Semuc

Nesta quarta-feira (6) a praça Fábio Marques Paracat foi palco da última audiência pública do processo de revisão do Plano Diretor de Boa Vista. Na oportunidade, as equipes anunciaram a disponibilização de um formulário, que dará a chance da população colaborar com o envio de propostas para revisão do plano.   

O encontro contou com a apresentação do anteprojeto das leis do Plano Diretor, do Uso e Ocupação de Solo e do Parcelamento do Solo. Todo a ação teve transmissão pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.

De acordo com o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, a participação da população foi importante. 

“Ao longo do ano passado, escutamos a população em mais de 25 reuniões comunitárias e duas audiências públicas. Também ouvimos a sociedade civil organizada, universidades, Ministério Público e outros órgãos”, disse.

Além disso, a moradora do bairro Caimbé, a professora, Leide Daiane, teve a oportunidade de levar uma demanda da região onde vive. Ela relatou que recentemente uma indústria de tintas se instalou no bairro, em uma área residencial. Atualmente a empresa causa um grande impacto aos moradores, com barulho e poluição.

“Nos reunimos com moradores de outros bairros, como Jardim Floresta, Buritis, Tancredo Neves e Caranã, que também passam por situação semelhante para pedir que essas fábricas de alto impacto sejam transferidas para a zona industrial da cidade”, pontuou. 

Do mesmo modo, por meio de uma participação ativa, a arquiteta e urbanista Marjorie Brilhante expressou seu otimismo em relação aos resultados do processo.

“Eu estou acompanhando desde o início. A participação popular é fundamental, pois a população tem a oportunidade de contribuir para o planejamento e crescimento da cidade, expressando suas necessidades. Essa escuta ativa da população é essencial”, ressaltou.

Próximas etapas do Plano Diretor

A Prefeitura de Boa Vista disponibilizou ainda, um site oficial do Plano Diretor, que fica disponível até até o dia 24 de março. A plataforma visa incluir as pessoas que não tiveram oportunidade de estar na terceira audiência.

Por fim, após esse período, as propostas devem passar por uma avaliação e incorporadas aos anteprojetos enviados à Procuradoria Geral do Município que consolidará e preparará o Projeto de Lei a ser enviado pelo Executivo à Câmara Municipal. 

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x