Cidades

Em audiência pública, Prefeitura encerra discussões para revisão de propostas do Plano Diretor

Nesta quarta-feira (6) a praça Fábio Marques Paracat foi palco da última audiência pública do processo de revisão do Plano Diretor de Boa Vista. Na oportunidade, as equipes anunciaram a disponibilização de um formulário, que dará a chance da população colaborar com o envio de propostas para revisão do plano.   

O encontro contou com a apresentação do anteprojeto das leis do Plano Diretor, do Uso e Ocupação de Solo e do Parcelamento do Solo. Todo a ação teve transmissão pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.

De acordo com o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, a participação da população foi importante. 

“Ao longo do ano passado, escutamos a população em mais de 25 reuniões comunitárias e duas audiências públicas. Também ouvimos a sociedade civil organizada, universidades, Ministério Público e outros órgãos”, disse.

Além disso, a moradora do bairro Caimbé, a professora, Leide Daiane, teve a oportunidade de levar uma demanda da região onde vive. Ela relatou que recentemente uma indústria de tintas se instalou no bairro, em uma área residencial. Atualmente a empresa causa um grande impacto aos moradores, com barulho e poluição.

“Nos reunimos com moradores de outros bairros, como Jardim Floresta, Buritis, Tancredo Neves e Caranã, que também passam por situação semelhante para pedir que essas fábricas de alto impacto sejam transferidas para a zona industrial da cidade”, pontuou. 

Do mesmo modo, por meio de uma participação ativa, a arquiteta e urbanista Marjorie Brilhante expressou seu otimismo em relação aos resultados do processo.

“Eu estou acompanhando desde o início. A participação popular é fundamental, pois a população tem a oportunidade de contribuir para o planejamento e crescimento da cidade, expressando suas necessidades. Essa escuta ativa da população é essencial”, ressaltou.

Próximas etapas do Plano Diretor

A Prefeitura de Boa Vista disponibilizou ainda, um site oficial do Plano Diretor, que fica disponível até até o dia 24 de março. A plataforma visa incluir as pessoas que não tiveram oportunidade de estar na terceira audiência.

Por fim, após esse período, as propostas devem passar por uma avaliação e incorporadas aos anteprojetos enviados à Procuradoria Geral do Município que consolidará e preparará o Projeto de Lei a ser enviado pelo Executivo à Câmara Municipal. 

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

São Raimundo enfrenta o Trem nessa segunda-feira, 8, pela Série D do Brasileirão

Partida vai ocorrer no 'Zerão' em Macapá a partir das 16h no horário de Brasília;…

6 horas ago

Roraima recebe cinco novas ambulâncias do Governo Federal

Em quatro anos, cobertura nacional do serviço de urgência vai passar de 87,3% para 90,4%…

7 horas ago

Aniversário de Boa Vista: confira a programação desta segunda-feira, 8

Dia vai contar com corridinhas baby, kids e pets na Vila Olímpica Roberto Marinho e…

8 horas ago

De 1980 para 2024: alunos encantam o público com adaptação do clássico balé ‘A Bela Adormecida’, em Boa Vista

Espetáculo no Teatro Municipal faz parte das comemorações do aniversário da capital. No palco, 18…

10 horas ago

Lei institui 19 de novembro como Dia do Rei Pelé

Nessa data, o maior camisa 10 da história marcou seu milésimo gol

11 horas ago

Brasileiros mudam estratégia e optam pelo cartão de crédito em vez de empréstimos pessoais, revela pesquisa

Cartão de crédito assumiu a liderança entre as modalidades mais desejadas pelos consumidores

12 horas ago