Embarcação afunda com vacinas contra Covid-19 em RR

Segundo a Sesai, nenhuma dose do imunizante se perdeu no incidente

Embarcação afunda com vacinas contra Covid-19 em RR
Uma funcionária da Sesai registrou o momento que embarcação com vacinas começa a afundar – Reprodução/WhatsApp

Uma embarcação com vacinas para a Covid-19 afundou durante uma travessia sob um igarapé no interior de Roraima nesta terça-feira (20). Não houve perda de imunizantes, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Uma equipe do Distrito Indígena Sanitário do Leste (D-SEI Leste) havia sido designada para encaminhar 51 doses de vacinas para a Terra Indígena Jacamim, que fica no município de Bonfin, no Leste do Estado. Por conta da interdição de uma ponte, uma embarcação precisou ser utilizada. Um dos membros da equipe filmava a travessia.

Em determinado momento da gravação, é possível ver que forte correnteza acabou formando uma onde que invadiu a embarcação, pegando de surpresa dois funcionários que estavam na proa. Por sorte, bombeiros que estavam no local agiram rápido para tirá-los da água.

Ainda segundo a Sesai, a ida da equipe faz parte de uma ação de busca ativa para imunizações de moradores da região. Além de vacinas de Covid-19, a embarcação também levava outros medicamentos que não se perderam.

“O incidente não vai atrasar a imunização de indígenas do DSEI Leste de Roraima que já atinge 86% do público-alvo com a primeira dose e 64% com a segunda dose”, finalizou a Sesai.

Baldeação por Barco

De acordo com o Corpo de Bombeiros, servidores da Defesa Civil e brigadistas contratados pelo Governo de Roraima estão realizando baldeação de pessoas na região, por conta de problemas na ponte sob o rio Jacamim. Na ocasião, a correnteza do rio estava forte, ocasionando o incidente com a embarcação.

“As travessias ocorriam normalmente e, durante a baldeação de uma equipe de saúde que levava suprimentos para atender a comunidade indígena do Ponto 5, a embarcação ficou presa pela popa (parte traseira). Desta forma, o barco ficou com a lateral esquerda para a correnteza que lançou água para dentro da embarcação”, completou.

Recuperação da Ponte

Sobre a ponte, a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) informou que uma empresa já foi contratada para a reconstrução da ponte que dá acesso à Terra Indígena Jacamim.

“No entanto, as obras só podem iniciar no período de verão, pela necessidade de reforço nas sapatas de concreto chumbadas em rochas, e com o atual nível das águas, esse serviço estrutural fica impossibilitado de ser executado”, destacou.

Por Minervaldo Lopes

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x