Cidades

Enare 2021: editais com mais de 3,2 mil vagas são publicados

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou na última quarta-feira (6) os editais normativos para a edição de 2021 do Exame Nacional de Residência (Enare), destinado aos estudantes da área de saúde.

Conforme os editais, serão mais de 3,2 mil vagas para residências nas áreas médicas multiprofissional, que inclui enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas, bem como profissionais de educação física; e uniprofissional, como enfermagem e física médica, em 81 instituições distribuídas em todo o país. Desse modo, interessados podem fazer as inscrições de 20 de outubro a 8 de novembro e as provas ocorrerão em 12 de dezembro deste ano.

Criado em 2020 com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes para cada hospital, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos, o Enare foi pensado para modificar a forma de como as instituições escolhiam os seus residentes.

Dessa forma, as universidades federais participantes da primeira edição tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos, assim como a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Assim, para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais.

“Percebemos que havia a necessidade de realizar um exame que resolvesse alguns problemas das instituições, como a ociosidade em algumas vagas. Em relação aos candidatos, a necessidade de viajar o país inteiro para participar de vários certames onerava seus gastos pessoais. Com o Enare, nós oferecemos uma solução para esses e outros problemas”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh/MEC, Rodrigo Barbosa.

Provas em todas as capitais

A seleção deste ano trará ainda como novidade a realização das provas em todas as capitais e em mais 23 cidades: Feria de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Dourados (MS), Sinop (MT), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS) Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE), bem como Joinville (SC).

* Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

31 segundos ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

1 hora ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

3 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

3 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

4 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

5 horas ago