Cidades

Encceja 2020: confira data de aplicação e conteúdos para o exame

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que foram adiadas para esse ano por causa da pandemia de Covid-19, estão se aproximando. Os estudantes inscritos de todo país devem realizar o exame em 29 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, nos horários de 9h às 13h e de 15h30 às 20h30. Os gabaritos das provas deverão ser divulgados no dia 1º de setembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 1,6 milhão de participantes estão confirmados. Do total de inscritos, 301.438 buscam a certificação para o ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio. 

O exame é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada. Por meio do Encceja, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. 

Para quem está se preparando para as provas, na página do Inep estão disponíveis apostilas gratuitas, além das provas de anos anteriores e dos respectivos gabaritos. 

Como funciona a prova do Encceja 2020?

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Aqueles que desejam obter a certificação do ensino fundamental farão provas de ciências naturais e matemática pela manhã e de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, história e geografia à tarde. Para obter essa certificação, o estudante precisa ter pelo menos 15 anos completos no dia do exame. 

Já os que desejam um certificado do ensino médio responderão questões de ciências da natureza e matemática pela manhã e linguagens, redação e ciências humanas à tarde. Para fazer essas provas é preciso ter pelo menos 18 anos completos. 

Para conseguir a certificação é necessário atingir uma pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva. No caso da redação que vale de 0 a 10, a média é de 5 pontos. Os candidatos que conseguirem nota mínima em uma ou mais de uma, mas não em todas as áreas, terão direito a uma declaração parcial de proficiência, ficando isento de realizar as provas da área que já foi aprovada em edições futuras.

De acordo com o Inep, além de possibilitar que os estudantes sejam certificados e sigam adiante em suas trajetórias educacionais, o exame oferece parâmetros para autoavaliação que podem orientar os inscritos na continuidade da formação e na colocação no mercado de trabalho.

Além disso, os resultados do Encceja também são usados como referência nacional de avaliação. O exame possibilita, por exemplo, que os gestores educacionais utilizem esses dados para entender o cenário educacional do país e evitar que estudantes se atrasem na formação ou mesmo que abandonem os estudos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

Sine: veja as 205 oportunidades de emprego para esta segunda-feira, 15

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

1 hora ago

Jovem é morto pela namorada após discussão no interior de RR

Mulher, de 34 anos, disse que golpeou Luidy Gabriel Sousa do Vale para se defender…

1 hora ago

Mais três integrantes de facção são presos em Roraima e Santa Catarina; sobe para 21 mandados de prisão cumpridos

Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…

17 horas ago

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

18 horas ago

Homem morre com sinais de atropelamento na BR-401, em Bonfim

Vítima, que estava próxima a uma motocicleta, ainda estava viva quando a PM chegou ao…

19 horas ago

Motociclista morre após bater contra poste de energia no Operário

Acidente teria acontecido após o jovem perder o controle do veículo e bater no meio-fio

20 horas ago